quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Trajetória do Cinema de Murtinho será citada em livro

Toda a trajetória relativa à sala de cinema do município de Porto Murtinho que foi implantada em 1.890, em um prédio da empresa Erva Mate Larangeira, como terminal de carga e que encerrou suas atividades no município em 1930, constará no livro “Sala de Sonhos” da jornalista e escritora, Marinete Pinheiro financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS).

Na opinião de Marinete Pinheiro a história da sala de cinema se mantem viva na memória dos moradores mais antigos da cidade e consta no acervo do Museu D. Jaime Aníbal Barrera através de fotografias da fachada do prédio e do projetor da época. Comentou que talvez seja um dos relatos das salas de cinema do MS que das mais bonitas que a mesma irá escrever.

Informou que o prédio teria ficado fechado por cerca de 24 anos e revitalizado em 2006 pelo Governo do Estado MS, no mandato do filho da terra, ex - governador José Orcirio dos Santos e recebeu o nome de Cine - Teatro Ney Machado Mesquita, pessoa esta que em 1.950, interveio para que o local não fosse totalmente demolido e o arrendou para instalar no local, um cinema. Daí, o prédio passar a se chamar, Cine - Teatro Ney Machado Mesquita. Mas apesar de todo esforço de Ney Mesquita, parte de sua estrutura foi derrubada em 1.980.

Destacou que em dados do Instituo Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE) do ano de 1.958, consta que o antigo cinema de Murtinho tinha 300 lugares, que sua estrutura física era bem próxima ao rio Paraguai e que aos finais de semana por um período também serviu como sede de programas de calouros.

O edifício recuperado agora dispõe de uma sala de projeção e a possibilidade de uso para espetáculos teatrais e como centro de convenções. De acordo com as pesquisas, o cinema em Porto Murtinho teve ao menos três fases e por anos foi certamente o espaço social mais freqüentado e o mais importante na opinião da população murtinhense.

O local ainda segundo os antigos moradores é nostálgico e teria sido palco de acontecimentos memoráveis e importantes para muitos moradores; inicio história de amor bem sucedidas e de muitos romances e garantiu há uma população distante também acesso as noticias do país, lazer e cultura.

Pessoas que tiverem mais informações sobre o história do cinema do município, principalmente, fotos que mostram a fachada, o entorno ou a parte interna do antigo cinema de Porto Murtinho poderão entrar em contato com autora, através de telefone 8111-4911.

Nenhum comentário: