terça-feira, 11 de agosto de 2009

Bonito Digital moderniza gestão e torna a internet gratuita

Lançado na sexta-feira (7) o projeto “Bonito Digital”, cujos objetivos principais são disponibilizar para a população acesso gratuito à Internet - banda larga, via rádio - e informatizar e integrar o serviço público municipal deverá entrar em operação ainda em 2009, dando início a uma ampla modernização do setor público de Bonito.

O projeto permitirá, entre outras possibilidades, que a Prefeitura Municipal seja provedora dos serviços de comunicação de dados e telefonia que utiliza, interconectando escolas, postos de saúde e pontos de atendimento a um único ponto central de administração e monitoramento.

O lançamento contou com as presenças do deputado federal Waldemir Moka, do coordenador da SEMAC Guilherme Maia representando o secretário estadual Carlos Said, do diretor de Promoção de Investimento da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, do Ministério da Integração Nacional, Frederico Valente, do prefeito municipal José Arthur e da presidente da Câmara Municipal, Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima, além de representantes do CREA/MS, da FAMASUL e da Associação Comercial e Empresarial de Bonito (ACEB).

De acordo com Frederico Valente o projeto melhorará não apenas a gestão pública, mas, também as condições de trabalho das empresas locais. Segundo ele o aumento do acesso à internet está diretamente ligado ao aumento do PIB (Produto Interno Bruto). Para a vereadora Luisa, presidente da câmara, o projeto é de grande importância e deve a sua concretização principalmente aos esforços do deputado Moka.

Já de acordo com o deputado Moka, Bonito é o primeiro município de Mato Grosso do Sul e da região Centro-Oeste a receber o programa e a ação de Frederico Valente em Brasília foi decisiva para isso. “Os 78 municípios de MS foram inscritos, mas considero Bonito um município emblemático, que vai ajudar na difusão nacional do projeto”, afirmou o deputado, concluindo: “é um instrumento de democracia e inclusão social. A exclusão, de maneira geral, é um ato covarde”.

Em sua fala o prefeito José Arthur agradeceu a presença da população, vereadores, secretários e demais autoridades afirmando que o lançamento marca um dia especial. “Além do acesso gratuito à internet o projeto tornará possível integrar o município, com amplo acesso às informações e aos serviços públicos. É também mais um fator de incremento ao turismo”, afirmou.

O projeto Bonito Digital é financiado pelo Ministério da Integração e desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO/MI), em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC) e com a Prefeitura Municipal de Bonito.

Nenhum comentário: