quarta-feira, 19 de agosto de 2009

FCMS exibe A Balada de Narayama nesta noite de quarta-feira

O longa metragem A Balada de Narayama é atração do projeto “Cinema d(e) Horror” desta quarta-feira (19). A exibição do filme acontece às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca. O filme tem duração de 130 minutos e classificação de 12 anos.


O projeto tem como objetivo promover reflexões a partir de longas que tratam de conflitos humanos ou enquadrados na categoria horror, levando a uma melhor compreensão do universo artístico contemporâneo e da conflituosa natureza humana, numa leitura diferente do habitual.


Após a exibição será realizado debate com abordagem crítica sobre o filme, relacionando-o a obras literárias que tratam de temas relacionados. O mediador do debate realizado em torno de A Balada de Narayama será o mestrando em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Isaías Leonidio Farias, que abordará a obscenidade da morte em relação ao filme.

A Balada de Narayama


No fim do século XIX, em um pequeno vilarejo japonês, o morador que completa 70 anos de idade deve subir ao topo de uma sagrada montanha e aguardar por sua morte. Aquele que se recusa a cumprir a tradição traz e desonra para sua família. Mas para Orin (Sumiko Sakamoto), uma senhora de 69 anos, procurar uma esposa para o seu filho mais velho, Tatsuhei (Ken Ogata), é mais preocupante do que cumprir a amarga tradição.


Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1983, A Balada de Narayama é um belo e sensível filme do diretor Shohei Imamura, o primeiro realizador japonês a receber duas Palmas de Ouro no Festival.


Serviço

Desenvolvido pelo Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o “Cinema d(e) Horror” conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.


Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1792. A classificação etária é de 12 anos.



Nenhum comentário: