quarta-feira, 19 de agosto de 2009

FCMS inaugura a exposição “Transcendência” na quinta-feira

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura a exposição “Transcendência”, do artista plástico Auro Okamura, na Grande Galeria do Memorial da Cultura e da Cidadania, na próxima quinta-feira (20), às 19h30. O evento integra o projeto Território Ocupado, destinado a artistas que ao longo do tempo legitimaram suas práticas na pintura, desenho, gravura e outras atividades nas artes plásticas. A mostra permanece para visitação até 18 de setembro, de segunda a sexta das 8h às 17h30



As tramas, juntamente com as cores, são as protagonistas do mundo particular de Auro Okamura, manifestadas nas obras pictóricas, algumas vezes puramente abstratas e outras explicitamente figurativas. As telas de Auro Okamura, buscam transcender a realidade por meio da cor e das composições.



Neto de japoneses vindos de Hiroshima, o artista paulistano não tem a preocupação explícita de retornar as tradições orientais. Sua linguagem é a das tramas, efeito visual que o acompanha desde os primeiros trabalhos. “Realizados com numerosas cores e formas, constituem um processo plástico que traz indagações ao observador e o obriga mais e melhor sobre tudo aquilo que vê”, explica.


O conjunto de cada uma de suas obras traz uma harmonia obtida pela relação entre a densidade das tramas propostas e a construção dos fundos da tela ou de áreas mais lisas dos quadros, povoadas, nas pinturas por elementos geométricos. A desordem da expressão e a razão dos ângulos instauram um universo de perguntas, em que a aparente desordem e a inquietação dialogam.


“As tramas complexas, que parecem ir e voltar e se entrelaçam, turvas, algumas vezes feias, são os percalços, o dia a dia, o caos, os desafios, os problemas, os sentimentos algozes que enfrentamos na vida. As cores, quando acopladas a estas tramas, transmutam o conjunto trazendo equilíbrio, harmonia, alegria, beleza, comoção: transcendência”, concluiu a gestora do núcleo de artes visuais da FCMS, Marilena Grolli.


Encontro Marcado

Antes da inauguração da exposição, no mesmo dia (20), às 18h30, acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), o evento "Encontro Marcado", um bate-papo com o artista plástico Auro Okamura. A entrada é franca.


O Memorial da Cultura e da Cidadania e o MIS ficam na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações no Núcleo de Artes Visuais da FCMS, pelo telefone 3316-9170.

Nenhum comentário: