terça-feira, 11 de agosto de 2009

FCMS apoia o “Dia D - Encontro sobre Software Livre”

O Governo do Estado, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), apoia, em comemoração ao 16º aniversário do Debian GNU/Linux, O Dia D, onde será realizada uma tarde de palestras e workshop voltadas ao software livre. O evento ocorre no próximo sábado (15), das 13h às 18h, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), bloco XI.

Segundo os organizadores do evento, O “Dia D” vai trabalhar na divulgação do Software Livre junto aos sul-matogrossenses e mostrar que há uma movimentação séria e de qualidade em torno do trabalho colaborativo, e que todos podem fazer parte deste processo, seja usuário Linux ou não. Serão apresentadas proposta e soluções em Software Livre no uso de ferramentas, utilização de técnicas e conceitos básicos, médios e avançados.

O Dia D é aberto ao público em geral, universitários, profissionais da área de tecnologia da informação, pesquisadores, professores, estudantes de nível médio, empresários, organizações que possuem telecentros que já utilizam tecnologias livres, grupos de desenvolvimento de conhecimento livre.

Para participar os interessados devem doar um quilo de alimento não perecível e fazer os cadastros, antecipadamente, pela internet ou no local.

O que é Software livre

São programas de computador que podem ser usados, copiados, modificados e redistribuídos sem nenhuma restrição, pois seus criadores tornam público às informações de forma a permitir que várias pessoas possam aperfeiçoar os programas para suas necessidades. O Debian GNU/Linux é um sistema operacional livre criado em 1993 e atualmente conta com uma rede de centenas de desenvolvedores ativos espalhados pelo mundo, que desenvolvem o sistema voluntariamente e de forma cooperativa.

Palestras:

Crie sistemas em poucos minutos com RestfulX (Ruby on Rails + Adobe Flex)
13h30

Debian x FreeBSD: Titan War
15h30

Computação Forense
13h30

Silverlight 3
15h30

Shell Script: scripts com Cálcio
15h30

Projeto Debian: O que é, e o que será.
13h30

HTML 5 - o que pode e o que não pode.
13h30

Administração de Telecentros
15h30

Networking Corporativo
15h30

Drupal: Views and Webforms
13h30

Entrega de e-mails com Linux e Qmail:
15h30

Workshop: Configuração de Servidores Web (Apache, Rails, PHP e MySQL)

Nenhum comentário: