quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ONU e OEA prometem ajuda ao Movimento MS Contra a Violência

O coordenador do Movimento MS Contra a Violência, advogado Gustavo Giacchini, foi aos Estados Unidos onde permaneceu de 17 de julho a 2 de agosto conhecendo e propagando as ações contra qualquer tipo de violência contra o ser humano.



Convidado que foi pela Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), Giacchini integrou um grupo de acadêmicos para troca de experiências com alunos da Pace University.



Aproveitando a estada nos EUA, foi recebido em audiência por diplomatas brasileiros para falar sobre o objetivo do Movimento MS Contra a Violência. Ele queria com isso (e conseguiu) chamar a atenção para a iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul, entidade que chamou para si a responsabilidade de mediar a discussão do problema.



Giacchini falou da preocupação sul-mato-grossense em relação a fronteira com o Paraguai e a Bolívia, países que são produtores de cocaína e maconha, além de rota para o contrabando de armas de fogo que chegam até as mãos das facções criminosas.



O problema relatou o advogado, “é que o Estado deixou de ser tão-somente corredor para tráfico de drogas e armas”, explicando que agora, mesmo em pequena escala, a parte da população passou a ser usuária de drogas e compradora de armas estrangeiras.



Membros da ONU assumiram o compromisso de ajudar no encaminhamento das ações através da liberação de recursos para realização de eventos voltados para a massificação do movimento e conscientização das pessoas para pôr fim à violência.



Manifestação semelhante foi assegurada ao advogado Gustavo Giacchini, do Movimento MS Contra a Violência, por integrantes da OEA – Organização dos Países Americanos.



Também foi recebido pela direção da ONG House Of Freedom, entidade sobejamente conhecida nos Estados Unidos pela luta que trava contra a violação da liberdade – semelhante aos direitos fundamentais assegurados na Constituição brasileira.



Giacchini aproveitou para convidar os representantes da Corte Internacional de Direitos Humanos da Costa Rica para visitarem Mato Grosso do Sul para conhecerem a nossa sistemática de trabalho. A data ainda será definida.



No geral, de acordo com o coordenador do Movimento MS Contra a Violência, o resultado dos encontros que manteve nos EUA foi bastante positivo.



“O importante é que a semente plantada Aqui no Estado está germinando pelo mundo afora”, acentuou Gustavo Giacchini, atribuindo ao presidente da OAB-MS, Fábio Trad, a iniciativa do movimento contra a violência.

Nenhum comentário: