terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Raízes do Pantanal" será encenada no Festicamp

Cena da peça teatral \
Cena da peça teatral \"Raízes do Pantanal\"

O Grupo Teatral Minas, que reside na cidade de Campo Grande Mato Grosso do Sul, apresenta Balabamanhã a peça "Raízes do Pantanal", a partir das 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, dentro da programação do Festival Campo-Grandense de Teatro (Festicamp). O grupo faz um teatro sem precedentes, valendo-se de técnicas inovadoras e unindo várias linguagens. Iniciou suas atividades nos meados da década de 90 com objetivo de elevar a consciência comum da comunidade, através da dramaturgia.

"Raízes do pantanal" é um apanhado de textos de várias obras de Augusto César Proença. Sul-mato-grossense nascido em Corumbá, Augusto César Proença mudou-se para o Rio de Janeiro onde fez cursos de literatura brasileira e criatividade literária, formando-se em letras.

Na década de 70 publicou seu primeiro livro de contos e ganhou o prêmio Ulisses Serra, sempre falando das nossas raízes culturais; publicou muitos outros livros e contos premiados no Brasil e no mundo. Hoje vive em sua cidade natal, onde é professor, dedicando-se a resgatar a memória da terra pantaneira através de pesquisa e da literatura e, até a pouco, foi o coordenador geral da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque.

A novela que dá nome à peça “Raízes do Pantanal” conquistou o prêmio brasília de ficção.


A concepção da direção foi inspirada na pesquisa realizada por Albana Xavier Nogueira e Waldomiro Aparecido Vallezi, ambos professores da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Centro Universitário de Aquidauana, que reinterpretaram a sígnicação do universo natural pantaneiro, onde os mesmos estabelecem os mais diversos níveis de codificações, de acordo com os fatores sociais, culturais, regionais, econômico, que condicionam suas visões de mundo.

A direção inspirou-se também na obra do escritor Lucelino Rondon Corrêa, nascido em Campo Grande, filho e neto de pantaneiros, piloto aposentado, criado na fazenda Porto Ciriaco, à beira do rio Aquidauana, inspirou Ana Lúcia Orsi, em sua tese sobre o pantanal; começou a colher dados e a gravar informações sobre enchentes, animais em extinção e outros. Veio então a idéia de catalogar termos tendo sido publicado o primeiro “Glossário Pantaneiro”, valorizando as tradições e a cultura de um povo.


"Raízes do pantanal”

Ficha técnica

Texto: augusto césar proença
direção: erika matiolli
elenco: vanessa marques e profeta
sonoplastia: o grupo
cenário: o grupo
figurino: rita de fátima
iluminação: o grupo



Sinopse

O espetáculo retrata o pantaneiro no seu habitat natural, num mundo de signos verbais e não verbais que o obriga, por força da sobrevivência, codificá-los e /ou decodificá-los, relação essa que estabelece consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

Premiação:

V Festival Campo-grandense “O ambiente em cena”

melhor espetáculo
melhor ator
melhor cenário

Nenhum comentário: