segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Projeto “Cinema d(e) Horror” exibe o filme “A Vila”

Na próxima quarta-feira (5), acontece na sala Rubens Corrêa, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, mais uma exibição do projeto “Cinema d(e) Horror”, desenvolvido pelo Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e que tem o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Nesta edição será exibido o filme “A Vila”, às 18h30. A entrada é franca e o filme tem duração de 108 minutos e classificação de 14 anos.

Passado na Pensilvânia rural de 1897, o filme conta a história da pequena vila de Covington. O vilarejo de apenas 60 habitantes é cercado por uma floresta, habitada por uma raça de criaturas que assombra o local. Neste cenário nasce o romance entre Ivy Walker (Bryce Dallas Howard), filha do líder da vila, e o jovem Lucius (Joaquin Phoenix), que questiona a política de confinar os habitantes dentro das fronteiras da aldeia. Diante a tensão estabelecida a partir do romance dos dois, bem como do mistério que ronda o vilarejo, a leitura do filme se dará a partir da pergunta: Do que você tem medo? Afinal, o horror se estabelece tanto no nível do dito quanto no do não-dito, do inaudível, do invisível.

Depois da exibição acontece um debate que terá como mediador Wellington Furtado Ramos, graduado em Letras e mestrando em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Projeto “Cinema d(e) Horror”

O projeto “Cinema d(e) Horror” oferece ao público local duas exibições de filmes por mês, que acontece sempre às 18h30. O objetivo do projeto é promover reflexões por meio de debates que acontecem a partir de filmes que tratam a categoria “Horror”, possibilitando uma melhor compreensão do universo artístico contemporâneo e da conflituosa natureza humana, numa leitura diferente do habitual. Após a exibição do filme é realizado um debate, com abordagem crítica sobre o filme, relacionando-o a obras literárias que também tratam do “Horror”.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1792.


Nenhum comentário: