segunda-feira, 24 de agosto de 2009

“Exposição Literária” homenageia bicentenário de Braille

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza a 7ª edição do projeto “Exposição Literária”. O evento acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 10h e homenageia o bicentenário de Louis Braille.



Louis Braille, criador do sistema de leitura para cegos será relembrado por meio de uma palestra em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) e o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC). A palestra visa situar o público a respeito da vida e do trabalho de Louis Braille, além de traçar possibilidades futuras ao deficiente social.



Telma Nantes, diretora presidente do Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas irá falar sobre a vida de Louis Braille e introduzir o público nas inovações da tecnologia assistiva. O termo é utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e promover vida independente e inclusão.



Na edição anterior, realizada em julho, o tema em destaque foi a literatura pantaneira, por meio de um de seus expoentes: Augusto César Proença. O corumbaense, membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras, falou sobre suas obras, que traçam o perfil histórico e romântico do Pantanal.



O projeto “Exposição Literária” acontece mensalmente na Biblioteca Pública Dr. Isaías Paim, unidade da FCMS. Idealizada pelo presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, a exposição traz a cada edição um tema que esteja relacionado com livros que já integram o acervo da biblioteca.



No lançamento de cada exposição nova, alunos de escolas de 1º e 2º grau e de universidades são convidados para assistirem palestras seguidas de um batepapo com especialistas sobre o tema da exposição.



Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No local estão disponíveis cerca de 30.000 títulos para empréstimo e/ou consulta.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade e a taxa de R$ 5,00 (por semestre) para a manutenção do acervo. Mais informações nos telefones: (67) 3316-9175 / 9161.

Nenhum comentário: