quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Camelódromo recebe exposição “Descobrindo a Magia do Barro”

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) e da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), realiza a exposição de arte em cerâmica “Descobrindo a Magia do Barro”. O evento acontece na próxima sexta-feira, às 9h, no Espaço de Arte, Criação e Mostra, no 1º andar do Centro Comercial Popular Marcelo Barbosa (Camelódromo).

A exposição foi organizada pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Hércules Mandetta e reúne trabalhos confeccionados pelas crianças e adolescentes que participam das oficinas através do Projeto Ciranda e do ProJovem Adolescente.

Outro grupo que irá mostrar seus trabalhos é o Grupo de Mulheres Madre Terra, formado por mulheres da comunidade, que buscam desenvolver, produzir e comercializar peças utilitárias e decorativas feitas nas oficinas de cerâmica.

Segundo a coordenadora do CRAS Hércules Mandetta, Rosalira Figueiredo Makimori, essa exposição é a reafirmação do compromisso em incentivar talentos e promover a arte e cultura nas atividades desenvolvidas no CRAS, “O grupo Madre Terra, por exemplo, é formado por mulheres que moram na região do CRAS. Após participar de um curso de cerâmica elas decidiram formar um grupo de produção, que hoje conta com sete membros. A temática das peças reúnem desde iconografia regional até pontos turísticos da cidade”, explica a coordenadora.

Já a oficina de cerâmica realizada dentro do Projeto Ciranda, que contempla alunos da faixa etária de 5 a 15 anos, trabalha com a arte-terapia. Para a exposição foram selecionadas peças de trabalhos recentes, que trazem uma análise da obra da artesã Conceição dos Bugres. O grupo que participa das oficinas através do ProJovem Adolescente, com alunos de 16 a 18 anos preferiu dar ênfase à confecção de mandalas, utilizando técnica mista em telas.

Esse projeto, que apresenta sua segunda exposição, é um exemplo de como a arte pode mudar a vida das pessoas, independente de idade ou sexo. “Vemos a importância dessas oficinas não só nos trabalhos produzidos pelos alunos, mas também na valorização deles, que melhoram sua auto-estima, suas relações interpessoais, além do conhecimento, é claro”, enfatiza o diretor presidente da Fundac, Athayde Nery.

Um comentário:

BAR DO BARDO disse...

excelente ideia! parabéns!