terça-feira, 4 de agosto de 2009

Peça "Amor por Anexins" é a próxima atração do Cena Som

O espetáculo teatral "Amor por Anexins" da Cia das Artes, é a próxima atração do Cena Som, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que leva apresentações artísticas de música, teatro e dança ao Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento será realizado na próxima quinta-feira (6), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian. O espetáculo tem classificação livre e duração de 45 minutos.

A peça conta a história de Isaías, um senhor distinto, com situação financeira confortável, que resolveu casar-se. Propôs casamento à Inês, senhora distinta, viúva e costureira por profissão. Para desposar a viúva recatada, escreve-lhe cartas contando suas intenções que são as melhores possíveis e que está à espera de uma reposta às cartas escritas para ela. O espetáculo conta através de um elaborado jogo de palavras, o antigo enredo daqueles que querem encontrar seu par amoroso e daqueles que querem se dar bem através do casamento.

O texto é de Artur Azevedo, com direção e trilha sonora de Villie Júnior. O elenco é integrado pelo ator Fernando Cruz e a atriz Ramona Rodrigues, cenografia de José Eduardo Calegari Paulino, pesquisa de figurinos de Fátima Cunha, figurinos de Maria Aparecida Viveiros, adereços de Francis Fabian, maquiagem de Neska Brasil, iluminação de Steephen Abrego, projeto gráfico de Beto Monteiro e fotografia de Eduardo Medeiros.

O autor

Artur Nabantino Gonçalves Azevedo, nasceu em 7 de julho de 1855 e com 15 anos escreveu sua primeira peça, Amor por Anexins. Em 1873, aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro onde começou sua carreira como jornalista. Trabalhou em jornais, foi crítico teatral e fundou revistas. Suas atividades iniciais no teatro se deram, a princípio, na tradução livre e na adaptação de comédias francesas. Traduziu ao longo de sua carreira cerca de 40 peças para o teatro.

No final do século XIX, Artur Azevedo dominou o cenário teatral brasileiro. Deixou cerca de 25 comédias, 19 revistas-de-ano e 20 operetas e burletas. Além disso, foi um dos responsáveis pela construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado logo após a sua morte ocorrida em 22 de outubro de 1908.

Artur Azevedo foi o consolidador da comédia de costumes iniciada por Martins Pena. Além de contista urbano e poeta satírico, relatou os grandes acontecimentos do país entre 1878 e 1907.

"Amor por Anexins", foi escrito em 1870, ainda em sua cidade natal, São Luiz do Maranhão e é o texto nacional mais representado de todos os tempos.

A Cia das Artes

Fruto de um intenso processo criativo, a montagem de Amor por Anexins foi um mergulho profundo no universo de Artur Azevedo e sua época.

Os atores conviveram por meses no estudo do texto e suas minúcias para a construção das personagens. No palco, contracenam utilizando-se de uma linguagem há muito afastada de nosso cotidiano: o anexim, ou seja, rifão popular, dito sentencioso. De provérbio em provérbio a cena se constrói e envolve o espectador.

A cenografia atentou tanto para a aproximação com o público, quanto à adequação aos mais diversos espaços. Os elementos de época ganham destaque e movimento a partir de uma concepção criativa e versátil.

Na trilha sonora, uma criteriosa pesquisa permitiu reunir o texto de Artur Azevedo a composições originais inspiradas na melodia de uma presença marcante na história da música popular brasileira, Chiquinha Gonzaga. O resultado desta elaborada produção é um espetáculo divertido e poético, crítico e intenso.

Os ingressos custam R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia entrada). Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 14h às 19h.

Nenhum comentário: