sexta-feira, 7 de agosto de 2009

III Festival Nacional de Teatro de Campo Grande começa hoje

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) promove o III Festival Nacional de Teatro de Campo Grande – FESTCAMP, que acontece a partir de hoje (7) e vai até o dia 16 de agosto nos teatros Aracy Balabanian, Glauce Rocha e Prosa, além de apresentações na Praça Ary Coelho e no calçadão da rua Barão do Rio Branco. A programação é gratuita e terá no total 16 espetáculos entre regionais e nacionais, além de mesas redondas, oficinas e debates.

A realização é da Associação Artística Cultural Palco de Artes Cênicas, Esporte, Lazer e Promoção Social (AACP), Grupo Teatral Flor e Espinho e co-realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo o investimento do Governo do Estado, através do Fundo do Investimento à Cultura (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal. A coordenação do festival é de Anderson Lima, Espedito Montebranco e Marineide Cervigne.

“Com sua programação de espetáculos e oficinas, o Festcamp está se firmando no calendário cultural sul-mato-grossense como um grande encontro com nomes do teatro nacional e regional, celebrando várias facetas da arte teatral”, afirmou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O III FESTCAMP tem como objetivo ampliar ações e aumentar o número dos espetáculos, na busca por abranger todas as linguagens das artes cênicas, com foco no teatro, ampliando o acesso ao público e fortalecendo a democratização à arte teatral, com entrada franca em todas as atividades.

As apresentações começam nesta sexta-feira (7) e após seu término haverá debate entre o público, durante todo o Festival com o grupo de teatro e 2 debatedores com conhecimento notório da arte teatral, Deborah Finnochiaro e Sidney Cruz.

“O diferencial do FESTCAMP é o formato dos debates. Ainda estamos na busca de um modelo que nos satisfaça por completo, no entanto sabemos que tem que continuar sendo com a presença do público, pois pensamos na formação de uma platéia esclarecida”, afirma Anderson Lima um dos organizadores do Festival.

Será realizado também de 10 a 14 de agosto, das 9h às 13h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, oficinas gratuitas e com vagas limitadas com Naomi Silman e com Péricles Anarcos.

Os ingressos serão limitados respeitando a quantidade de lugares nos teatros Aracy Balabanian (300), Glauce Rocha (900), Prosa (270) e distribuídos 1 hora antes de cada apresentação conforme ordem de chegada.

As oficinas ocorrerão no Centro Cultural José Octávio Guizzo de 10 a 14 de agosto, das 9h às 13h, na rua 26 de agosto, 453 – centro de Campo Grande. As oficinas terão carga horária de 20 horas.

Os pré-requisitos para participar das oficinas sãoas seguintes: ser ator profissional (DRT) ou 3 anos de experiência comprovados pelo currículo e ter bom preparo físico. O número de vagas é limitado: 12 pessoas por oficina, que serão selecionadas pelos ministrantes. Os interessados devem enviar um e-mail para oficinafestcamp@yahoo.com.br, indicar a oficina que pretende fazer, uma carta de intenção e telefone para contato.

Ministrantes das Oficinas

Péricles Anarcos é autor, ator e diretor no Teatro Fúria e os Insurretos Furiosos Desgovernados, viajou por 18 estados brasileiros divulgando os 10 espetáculos e 5 oficinas da trupe, por intermédio de festivais de teatro e projetos de circulação de espetáculos como Caravana Funarte, Palco Giratório e projetos particulares contemplados pela Lei Rouanet. Além dos espetáculos e laboratórios, o Fúria também promove o Festival Nacional de Teatro de Cuiabá, aulas e espetáculos com menores em conflito com a Lei, presos na cadeia do Complexo Pomeri.

Naomi Silman é atriz e diretora. Desde 1997 é atriz-pesquisadora-colaboradora do LUME - UNICAMP, desenvolve pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais para o ator dentro de todas as linhas de trabalho do núcleo. Nascida em Londres, formou-se em Drama e Arte Teatral pelo Goldsmith's College, Universidade de Londres, em 1995. Entre 1995 e 1997 aprofundou-se no treinamento de ator na École Philippe Gaulier em Londres e no École International du Théâtre de Jacques Lecoq em Paris.







PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES

Sexta-feira (7)

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 20h – Abertura oficial

Peça/grupo: Carta de Rodez – Cia Amok – Rio de Janeiro/RJ

Classificação: Adulto

Sinopse: O espetáculo traz uma seleção de cartas do autor, poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud a seu psiquiatra, doutor Ferdière. Escritas no período em que Artaud esteve internado como louco no manicômio de Rodez, na França, entre 1943 e 1946. É um diálogo, que através dele Artaud também fala com a sociedade.

Sábado (8)

Local: Calçadão da Barão

Horário: 10h

Peça/grupo: O palhaço no meio da rua – Circo do Mato – Campo Grande/MS

Classificação: Livre

Sinopse: O espetáculo inicia-se com os artistas em cena se maquiando e assumindo gradativamente suas personagens. O trabalho a ser apresentado é um espetáculo de Circo-Teatro de Rua, andante, constituído de música, teatro e diálogo direto com o circo; É lírico, poético, esteticamente marcado para relembrar os tradicionais circos brasileiros e suas pequenas famílias circenses.

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 20h

Peça/grupo: Homem de Barros – Paulo Giannini – Rio de Janeiro/RJ

Classificação: Adulto

Sinopse: O espetáculo trata da chegada de um homem, o Andarilho, num ambiente, vindo de outros lugares. Ele pára e resolve ficar e explorar o novo ambiente. Esse lugar lhe traz lembranças que o levam a refletir e a falar sobre si.

Domingo (9)

Local: Teatro Aracy Balabanian

Horário: 16h

Peça/grupo: Maria Borralheira – Grupo Hendÿ – Dourados/MS

Classificação: Infantil

Sinopse: Maria é orfã e gosta de brincar, mas se sente muito só desde a morte de sua Mãe. Seu pai se casa de novo, mas a madrasta impõe regras para ela. Felizmente, a menina conta com a ajuda de uma vaquinha fantástica, deixada pela sua mãe. Como nos contos de fadas, será que Maria terá o tão esperado final feliz, ao lado do príncipe?

Local: Teatro Prosa

Horário: 20h

Peça/grupo: Ingrid – Grupo Carolina Virgüez – Rio de Janeiro/RJ

Classificação: Adulto

Sinopse: A vida da franco-colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada em 2002 pela Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e libertada anos depois, é o ponto de partida da peça teatral “Ingrid. O espetáculo propõe, a partir das experiências vividas pela ex-candidata à presidência, uma reflexão sobre o problema do seqüestro na Colômbia.

Segunda-feira (10)

Local: Teatro Aracy Balabanian

Horário: 20h

Peça/grupo: Catástrofe da Borboleta – Teatro de Demolição – Niterói/RJ

Classificação: Adulto

Sinopse: Teatro amargo servido em pedaços. O espetáculo é um painel de como a violência e o medo penetram no cotidiano de uma sociedade reprimida por um governo autoritário e controlador. Não é um olhar sobre, mas de dentro, do meio das entranhas desta sociedade mutilada, calada e subjugada.

Terça-feira (11)

Local: Teatro Prosa

Horário: 15h

Peça/grupo: Alma de Peixe – Teatro para bebês – Celeiro das Antas – Brasília/DF

Classificação: Adultos só entram acompanhados com bebês de 8 meses a 5 anos

Sinopse: Quando revira um velho baú ela se depara com uma cópia dela mesma, com a qual ela disputa seu espaço e seus objetos. Se vendo sob o olhar de um peixe, ela descobre um outro universo de possibilidades e sonhos.

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 20h

Peça/grupo: Paredes Revisitadas – Mercado Cênico – Campo Grande/MS

Classificação: Adulto

Sinopse: O espetáculo é baseado na obra “Entre Quatro Paredes”, de Jean-Paul Sartre.Duas mulheres e um homem em um inferno, sem dor física, sem chamas e nem enxofre. Estes personagens terão que permanecer para sempre ali, enclausurados, condenados a uma vida sem interrupções. Começa a convivência eterna e crucial entre eles.




Quarta-feira (12)

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 15h

Peça/grupo: Solo para palavras e sanfona de brinquedo – Grupo Emmanuel Marinho – Dourados/MS

Classificação: Livre

Sinopse: Espetáculo interativo, dialoga com a platéia. Com diferentes arquiteturas brinca com as palavras e com o som, valorizando nossas raízes culturais alcança uma dimensão universal – com momentos de puro lirismo e com o humor sutil de brincar com as palavras.

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 16h30min

Mesa redonda: Com o tema “Política Pública para o Teatro” com Marcelo Bones, diretor do Núcleo de Teatro da FUNARTE e Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, tendo como mediador Zito Ferrari, coordenador de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 20h

Peça/grupo: Raízes do Pantanal – Minas da Imaginação – Campo Grande/MS

Classificação: Adulto

Sinopse: É um apanhado de textos de várias obras de Augusto César Proença. Retrata o homem pantaneiro num mundo de signos verbais e não verbais que o obriga, por força da sobrevivência, codificá-los e /ou decodificá-los.

Quinta-feira (13)

Local: Praça Ary Coelho

Horário: 16h

Peça/grupo: Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança – Um capítulo que poderia ter sido – Teatro que roda – Goiânia/GO

Classificação: Livre

Sinopse: Um executivo que está cansado da rotina de sua vida, resolve mergulhar num mundo imaginário em busca de aventuras e emoções. Ele passa a acreditar ser Dom Quixote de La Mancha e sai pela cidade buscando sua platônica amada Dulcinéia.


Local: Teatro Aracy Balabanian (Programação do Cena Som inserida no Festcamp)

Horário: 20h

Peça/grupo: Não é festa de criança – Juan e Thibau – Campo Grande/MS

Classificação:Adulto

Sinopse: Será que mágica é coisa só pra criança? Segure sua resposta! Juan & Thibau transformam seu evento numa festa, mas nada de pombinhas e discos da Xuxa! No espetáculo os "convidados" testemunham momentos únicos, quando os dois ilusionistas se provocam a ponto de duelarem seguindo tradições antigas da arte mágica.

Sexta-feira (14)

Local: Teatro Aracy Balabanian

Horário: 15h

Peça/grupo: Esperando da Rodô – Sitio do Jeca Pirassununga – São Paulo/SP

Classificação: Livre

Sinopse: A rodoviária é um ponto de chegadas e de partidas. Encontros e desencontros. Nela, sozinho, Jeca espera partir para o sucesso e a fama da cidade grande. As situações, que vive na rodoviária imaginária, convida o espectador para uma viagem rumo ao universo do jovem que sonha e carrega consigo, em sua maleta, poesia com cheiro de terra.

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 20h

Peça/grupo: O caderno da morte – Cia Zero Zero – São Paulo/SP

Classificação: Adulto

Sinopse: Aquele cujo nome for escrito no caderno morrerá”. Esta é a primeira regra do caderno de Shinigami, Deus da Morte, encontrado por Raito. A história traz humor e aventura policial. Tem por base o mangá Death Note, de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata.

Sábado (15)

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 15h

Aula/conferência: Teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel com Amir Haddad (grupo Tá na rua – RJ) e lançamento do projeto Memória Tá na Rua, além de uma exposição fotográfica sobre o grupo e bate papo com o autor do livro Licko Turle, terá como mediador Galvão Preto.

Local: Teatro Aracy Balabanian

Horário: 20h

Peça/grupo: O não lugar de Ágada Tchainik – Lume Teatro – Campinas/SP

Classificação: Adulto

Sinopse: Presa entre desastres, onde a sobrevivência é tudo, e cada próximo passo é uma decisão agonizante a ser – ou não ser – tomada, Ágada Tchainik aparece, convidando o público a segui-la, junto com seus “companheiros de estimação”, em sua viagem.

Domingo (16)

Local: Teatro Aracy Balabanian

Horário: 15h

Mesa redonda: Festcamp – Concepções e desafios para a construção de um festival que atenda as necessidades da cultura local com Anderson Lima, Espedito Montebranco, Deborah Finocchiaro e Sidney Cruz tendo como mediadora Marineide Cervigne.

Local: Teatro Glauce Rocha

Horário: 20h

Peça/grupo: Filme Noir – Pequod – Rio de Janeiro/RJ

Classificação: Adulto

Sinopse: O espetáculo mostra a mulher fatal, Verônica De Vitta, o detetive durão, a atmosfera de desilusão, a voz em off do narrador, flashbacks e toda linguagem e recursos cinematográficos adaptados para o teatro de bonecos.

OFICINAS

Oficina “Laboratórios Democráticos” – Ministrante Péricles Anarcos

Oficina para iniciantes na arte teatral. A Oficina de iniciação apresenta a experimentação sobre o que é a democracia, que se aprende desde pequeno, e como ela funciona. De que forma é a democracia na realidade e como na realidade ela funciona. A oficina também discutirá o que deve ser feito para a democracia ser eficiente, no que diz respeito à promoção de justiça e o que deveria ser a e funcionar. Após estes laboratórios o artista iniciado terá muito mais clareza da função ou disfunção do artista nas circunstâncias democráticas.

Oficina “Da energia a ação” - Ministrante Naomi Silman

A arte de ator se concentra em dois elementos essenciais: presença e ação. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. A ação, como o trilho do trem, é a estrutura por onde a energia do ator se manifesta. Através da materialidade da ação é possível que a energia íntima do ator, sua presença, chegue ao espectador. Este curso terá como ponto de partida alguns dos elementos do treinamento energético e técnico dos atores do LUME, como a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o trabalho das articulações e a segmentação corporal, a relação entre atores, bem como a utilização de elementos externos como imagens, quadros, música, texto, objetos. A partir das diferentes qualidades corporais que cada um desses estímulos sugere, os participantes mergulharam no corpo como agente central, seja ele corpo concreto, cuja musculatura necessita alongamento, força, segmentação, enraizamento ou o corpo imagético, capaz de materializar diferentes qualidades de vibração na busca de uma expressividade pessoal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3345-7260 (Teatro Glauce Rocha).

Nenhum comentário: