quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A menina dos fosfoforos é o filme do projeto de horror



Campo Grande (MS) – O longa metragem A Menina dos Fósforos é atração do projeto “Cinema d(e) Horror” da próxima quarta-feira (2 de setembro). A exibição do filme acontece às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca e o filme tem classificação livre.

Numa noite fria de Ano Novo, uma pequenina vendedora de fósforos vagueia sozinha pelas ruas, tentando arranjar algum dinheiro para comer. Sem conseguir vender nada, não se atreve a voltar para casa receando o castigo do pai.

Resolve abrigar-se entre duas casas e aproveita os últimos fósforos para se aquecer. Cada fósforo que acende traz-lhe visões maravilhosas que a faz muito feliz. O magnífico filme mergulha o espectador num dos mais comoventes contos de H.C Andersen.

Após a exibição será realizado debate com abordagem crítica sobre o filme, relacionando-o a obras literárias que tratam de temas próximos. O mediador do debate será Thyago Celso Souza e Silva de Oliveira, acadêmico do curso de Letras e aluno de Iniciação Científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Tendo como base os acontecimentos que regem a vida da protagonista do filme A Menina dos Fósforos, serão debatidos o real e o irreal e o quanto disso advem da mente humana, além da morte e parte do seu legado para nós.

Serviço: Desenvolvido pelo Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o “Cinema d(e) Horror” conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O projeto tem como objetivo promover reflexões a partir de longas que tratam de conflitos humanos ou enquadrados na categoria horror, levando a uma melhor compreensão do universo artístico contemporâneo e da conflituosa natureza humana.

Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1792.

Nenhum comentário: