terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fundação de Cultura abre esta noite a exposição de desenhos

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza nesta terça-feira (18), às 18h30, a abertura da exposição “Vários desenhos, vários lugares para matéria”, do artista plástico Galvão Pretto, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento integra o projeto Sala de Trânsito no foyer do Teatro Aracy Balabanian. Vinte e cinco obras compõem a exposição que permanece até 13 de setembro.

Galvão Pretto capta os momentos registrando-os com sua arte e criando desenhos dos lugares onde passou, fazendo-os ao vivo e sentindo a emoção de estar perto do seu elemento inspirador. Desenha o que vê, como sente, com traços firmes e emotivos que apresentam diversos momentos de sua vida e lugares, seu fazer artístico, a visão do seu meio, cores, energia, traços, força da expressão do desenho e as formas do artista.

O artista plástico trabalha e mora em Campo Grande desde 1999, mas mantém ateliê no Rio de Janeiro, onde estudou Artes Plásticas, Pintura e Modelagem na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua nas áreas de restauração de obras de artes em ateliê de restauro com volumes. Entre elas, peças do festejado artista Artur Bispo do Rosário para a Bienal de São Paulo 2000-BRASIL +500 anos.

É professor universitário em instituições particulares do Estado, onde atua em laboratórios de criação artística com jovens artistas de Mato Grosso do Sul. Coordenou a direção artística da ONG Interativa Projetos e Intervenção, em vários projetos ligados a ações que trabalharam com a arte como princípio, intermediando resultados com jovens adolescentes. Atualmente, é coordenador do núcleo de artes plásticas da FCMS, onde realizou curadoria para quatro projetos artísticos ligados à Difusão Cultural.

Galvão Pretto participa de eventos culturais regularmente. Com o projeto “O Céu é o Limite?”, viajou cinco meses por várias cidades do interior de Mato Grosso do Sul, oferecendo oficina sobre o elemento cor e apresentando o vídeo-arte de mesmo título. O projeto, de 2003, foi beneficiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS).

A exposição fica aberta para visitação de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 14h às 19h.Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.


Nenhum comentário: