segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Museu das Culturas Dom Bosco abre oficialmente à visitação

A abertura oficial do Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB) à visitação pública acontece hoje, às 19h, no Parque das Nações Indígenas de Campo Grande. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e rever cerca de quatro mil peças nas áreas de arqueologia e etnologia que fazem parte do acervo. A abertura terá a presença do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez Villaueva, além do chanceler da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), Pe. Lauro Takaki Shinohara, e do Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. José Marinoni. Também participam da cerimônia o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.



Para o público, a visitação pode acontecer a partir de terça-feira (25). Atualmente, o público terá acesso a vários espaços expográficos: o bororo foi construído como um signo da aldeia original, em forma circular, dividido em duas metades. No xavante, há formas espirais – signo do ciclo do sol, das estações, dos solstícios, da lua, da morte, do mundo dos sonhos e intuições, essência do viver xavante; no espaço expográfico dos Povos do Rio Uaupés há o símbolo da “Anaconda” (sucuri), principal elo entre os diversos povos que aí habitam — eles crêem que a serpente é um antepassado mítico que nadou pelo rio Amazonas acima e vomitou os primeiros habitantes da região em terra seca. Já a área Karajá é formada por onze vitrines apresentadas como retratos do cotidiano que se desenvolve a partir do mito de origem.



O espaço expográfico arqueológico está dividido entre os elementos que caracterizam a Arqueologia Brasileira e outro com enfoque para a arqueologia de Mato Grosso do Sul, em uma parede curva, metaforiza uma estrutura de rochas com algumas formas esculpidas. Este setor apresenta ainda a projeção de pinturas rupestres digitalizadas, como manifestações representadas em paredes de pedra, localizadas em municípios do Estado.

Nesse local, em ambiente climatizado, os visitantes terão acesso ao histórico de cada peça, em computadores que permitem a interatividade, e poderão assistir projeções sobre o acervo. “O grande objetivo é o estabelecimento de uma comunicação inovadora de diálogo com os visitantes e com o seu entorno, na busca da valorização das identidades locais e da cidadania”, enfatizou o Reitor da UCDB, padre José Marinoni.



VISITAS

O Museu das Culturas Dom Bosco, ao longo de sua existência, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes de diferentes nacionalidades. Caravanas de estudantes dos níveis fundamental e médio de escolas de Campo Grande e do interior do Estado já visitaram o museu, como parte da programação extracurricular das escolas da região.



Serviço: O Museu das Culturas Dom Bosco, receberá o público em geral a partir de 25 de agosto, de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 19h. As escolas serão atendidas mediante agendamento. Ingressos: R$ 10; pessoas acima de 60 anos, estudantes e moradores de Campo Grande pagam meia-entrada. Às quartas-feiras, todos pagam R$ 5. Para mais informações: (67) 3326-9788, (67) 8153-3926 ou www.mcdb.org.br.


Nenhum comentário: