terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tostão e Guarany gravam DVD ao vivo hoje na Praça do Rádio



Referência da música em Mato Grosso do Sul, a dupla Tostão e Guarany decidiu presentear o público em sua comemoração de 25 anos de carreira. No dia 25 de agosto (terça-feira), na véspera do feriado, os artistas realizam um show especial para a gravação de seu primeiro DVD. O grandioso evento será realizado a partir 19h, na Concha Acústica da Praça do Rádio Clube - com entrada gratuita.
Para apresentação, Tostão e Guarany preparam um repertório com os principais sucessos da carreira além, de canções inéditas. O projeto do espetáculo chamado “Do Caipira ao Digital” visa agradar todos os públicos que apreciam a boa música sertaneja, dividida em suas diversas vertentes e evoluções no decorrer da história.
Também está prevista a participação especial de grandes amigos que fizeram parte da trajetória artística da dupla. Um deles será o violeiro e compositor Aurélio Miranda, o “Cruzeiro” que formou com Tostão, a dupla destaque dos festivais promovidos na década de 70.
A cantora Delinha, do duo com Délio, também vai participar do show. Considerada um ícone da cultura regional, a cantora acompanha a carreira da dupla Tostão e Guarany desde o início. Antes disso, já havia participado da produção do primeiro LP da dupla “Cruzeiro e Tostão”, na gravadora Califórnia, em São Paulo.
O saudoso Zacarias Mourão será representado, de forma brilhante, pela sua filha, a cantora Lígia Mourão. Ela e Guarany cantaram juntos no início da carreira, nos anos 80. O grupo 6 é D+ encerra a lista de participações representando a nova geração talentosa da música sul-mato-grossense.
Sucessos nas vozes da dupla tais como: Capetinha, Flor da Fronteira e Anjo Bom também não ficarão de fora desta super produção. “Selecionamos canções que o público sempre pede por todos os lugares onde nos apresentamos”, ressaltou Tostão. “No entanto, com certeza, todos também vão se surpreender com a quantidade de surpresas e novidades que preparamos para esta apresentação histórica”, enfatizou Guarany.
Completando “Bodas de Prata” - como ironiza Tostão - a história de Tostão e Guarany é marcada por conquistas documentadas em um compacto (Estrada de chão), um LP (Luzes do Além), e dois CDs (Recordações e 25 anos de estrada).
Desde 1983 – início da formação - a dupla já se apresentou em diversos lugares entre eles: o Projeto Pixinguinha (Rio de Janeiro), Programa Viola minha Viola (TV Educativa), Festival América do Sul, Programa Som Brasil (Rede Globo apresentado por Lima Duarte), Comercial da TIM (representando a região Centro- Oeste), Fetran (Feira do Transporte do Centro-Oeste), FEIPAN e outros. No ano passado, Tostão e Guarany representaram Mato Grosso do Sul no 3º Salão Nacional de Turismo.
Figuraram sempre nos primeiros lugares de todos os festivais que participaram no início da carreira. “Além disso, já dividimos o palco com Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis, Cristhian e Ralf, Renato Borguethi, João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico, e muitos outros”, lembrou Guarany.

PROJETO - A gravação do DVD se tornou realidade graças ao incentivo do Ministério da Cultura, através do Fundo Nacional da Cultura, quando tem como proponente o INSTITUTO DELTA DE EDUCAÇÃO, para, mais uma vez cumprir com sua missão pelo aprimoramento da cultura, uma de suas finalidades institucionais. O projeto intitulado “Do Caipira ao Digital” idealizado pelo Delta, prevê além da realização do show, a construção e manutenção de um site que, através de uma pesquisa minuciosa, divulgará a história da música regional do Estado de Mato Grosso do Sul e será atualizado constantemente com o auxílio dos próprios artistas.
O funcionamento deste site tem uma sistemática de intercâmbio público, gratuito, em rede, de materiais informativos e contribuições para os músicos participantes. No momento em que os usuários do site fizerem o cadastro, obterão sua senha e com isso, terão acesso a todo o banco de dados e aos mecanismos para que eles próprios façam o registro e disponibilização pública de seus comentários, suas histórias, seus eventos e demais notícias.
Para os artistas que não têm o domínio digital haverá oficinas de aprendizado virtual no telecentro do Casa Brasil do Delta para se apoderarem deste conhecimento.
O endereço do site é www.musicasertanejadoms.org.br

Laura Miranda – 9208-0148
House Rec Comunicação – houserec@houserec.com

SERVIÇO
Show e gravação do DVD: Tostão e Guarany – Do Caipira ao Digital
Local: Concha Acústica da Praça do Rádio Clube
Data: 25 de agosto (terça-feira) – véspera de feriado
Horário: 19h
Entrada gratuita
Mais informações pelo telefone: 3314-4030 ou 9605-1265.

Nenhum comentário: