sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Poeta de MS premiada na Europa.





Delasnieve Daspet tem nome estrangeiro, mas 100% sul-mato-grossense. Poeta e escritora, ela fez carreira e fama no exterior ao publicar três grandes obras literárias. Livros que já correram as prateleiras do Chile, Argentina, Peru, África e agora chama a atenção da Europa.



Pela consistência e engajamento social de suas poesias, a Acadêmica de Artes, Ciências e Letras da França concedeu a ela, no início do ano em Paris, a Medalha de Prata em nome da honra e reconhecimento dos homens de valor da Sociedade Acadêmica de Educação e Promoção (Medaille d`Argent).



Com excelente representatividade na cidade luz, Delasnieve foi uma das mentoras da programação do “Ano da França no Brasil” e já trabalha para realizar em março de 2010 o “Ano de Mato Grosso do Sul na França”.



Poetas dos mais variados segmentos artísticos estarão representados em Paris. Na ocasião, Delasnieve Daspet lança na segunda maior feira literária do mundo sua mais recente obra-prima em francês, o “De Liberté en Liberté” (De Liberdade em Liberdade), um compilado com os 50 maiores poemas da artista. “É uma honra para eu ver meu trabalho alcançar da África à Europa, poucos artistas tem um reconhecimento de maneira tão abrangente. Havia inclusive um programa de TV. em Maputo, Moçambique que começava com uma poesia minha e, em Cabo Verde, também na África, a Companhia de Teatro Cena Aberta apresentou adaptações de duas peças de Shakespeare com textos meus. Sem dúvida, um privilégio sem tamanho”, destaca Daspet.



Sem tamanho e sem fronteiras. Delasnieve Daspet publicou seu primeiro livro em 2004 durante a Bienal de São Paulo e do Rio de Janeiro. A obra “Por um minuto ou para sempre” esgotou em vendas também nas cidades de Porto Alegre, Blumenau, Bento Gonçalves, Recife e Campo Grande. Em 2007 o sucesso de venda ficou por conta da obra “Em Preto e Branco”, lançado também nas bienais de São Paulo e Rio de Janeiro. No ano passado ela levou para todas as capitais brasileiras o livro de bolso “Pazeando”, com repercussão internacional. Foi lançado no Chile, Argentina, Peru, França e África. Diante do grande sucesso, já começou a trabalhar na segunda edição da obra.



Reconhecida mundialmente e condecorada por sua literatura, Delasnieve Daspet acaba de chegar de Blumenau, SC, onde foi homenageada dia 31 de julho com o Título de Poeta Honoris Causa em Língua Portuguesa, durante o 3º Encontro de Poetas del Mundo. Dia 1º de agosto ainda recebeu pela Academia Blumenauense de Letras o Prêmio Edith Piaf. E amanhã, em Campo Grande, MS, será laureada com a Medalha do Mérito Legislativo pela Câmara Municipal no Palácio Popular da Cultura às 19h. Para acompanhar de perto a trajetória dessa poeta e escritora, no dia 31, ela confere palestra na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, traçando a essência e as facetas do ser humano e do social nas suas obras.





A escritora Delasnieve Daspet nasceu em Porto Murtinho, MS, em 1950. Mora em Campo Grande há 44 anos. Formada em Direito, Delasnieve é também presidente do Conselho de Direitos Humanos pela OAB/MS e Embaixadora Universal da Paz pela Universal Ambassador Peace Circle, em Genebra na Suíça.



Um comentário:

Expressivas Impressões disse...

Gostei muito de saber que existe este valioso espaço para a cultura do Estado. Parabéns pela iniciativa e pela publicação de Delasnieve Daspet.