sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Livro "Campo Grande: cidade morena" será lançado no dia 28

No próximo dia 28 (sexta-feira), a Capital de Mato Grosso do Sul ganha uma homenagem em comemoração aos seus 110 anos. A escritora Sandra Andrade, o ilustrador Lelo e a Cortez Editora lançam o livro "Campo Grande: cidade morena" no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, às 14h. A publicação faz parte da coleção "Nossa Capital" – a editora paulista seleciona autores ligados à história regional de cada capital dos Estados do Brasil para escrever um livro infantil sobre as cidades.


"A coleção, escrita por especialistas de cada capital, é um material interdisciplinar que promove a valorização e o respeito à identidade nacional e às diversidades culturais que fazem do brasileiro um povo único", explica Elaine Nunes, gerente de marketing da Cortez. A editora desenvolve suas atividades desde 1980, sempre ligadas à educação e pesquisa, tornando-a uma referência na formação e especialização de professores nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. Atualmente, a Cortez Editora possui em seu catálogo aproximadamente 1.000 títulos, escritos por renomados especialistas nacionais, traduções de autores consagrados internacionalmente e também obras de novos talentos aclamados pela crítica e pelo público-alvo.


Sandra Andrade, autora da “Coletânea Tuiuiú – Literatura Infanto-juvenil para Pensar e Sonhar o Pantanal Sul-Mato-Grossense” e também da coletânea "Histórias-Poemas para Boi Dormir" (para crianças de 5 a 11 anos), e com três livros de poemas publicados (“Aprendiz de águas”, “Quando o amor acontece” e “Poemas para um grande amor”), é filósofa, contadora de histórias e professora de história. A escritora pôde usar todos os seus talentos para o novo projeto de contar para crianças, embasada em muita pesquisa com documentos e fontes, a história de Campo Grande.


"Meus últimos livros infantis publicados foram de fábulas, poesia e humor. Nos meus outros textos, os elementos regionais sempre estiveram presentes, às vezes de uma forma mais óbvia ou como uma inspiração não revelada. Mas foi a primeira vez que um projeto reuniu o meu gosto por contar histórias, minha paixão pela nossa região e a responsabilidade de educadora em um livro. Foi uma honra", comenta Sandra. "Sei da importância das pessoas conhecerem a sua história para que possam se desenvolver como agentes, protagonistas da sua realidade. E começar cedo, na infância, é o ideal".


O texto é leve e agradável, como uma conversa informal, uma história contada no quintal da casa de uma avó, mas é informativo e repleto de referências. As ilustrações realistas e coloridas são carregadas de emoção. Um projeto com o objetivo de despertar nas crianças e jovens o hábito da leitura, a valorização e o respeito às diversidades culturais e, principalmente, promover a construção da cidadania com base no conhecimento, na formação cultural crítica, consciente e reflexiva perante a realidade e na construção do futuro.


SERVIÇO - Lançamento do livro "Campo Grande: cidade morena", no dia 28 de agosto de 2009 (sexta-feira), às 14 horas. Local: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Auditório Acyr Vaz Guimarães. Avenida Calógeras, 3000. Esplanada da Ferrovia, Campo Grande-MS. Informações: (67) 3025-7405.

Nenhum comentário: