terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fim de tarde no Arca mostra história da imigração libanesa

Em comemoração a imigração libanesa na capital e aos 100 anos de traçado urbano a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), promove na próxima quinta-feira (06) o Fim de tarde na Arca. O evento, que faz parte da agenda de comemoração dos 110 anos da cidade, será realizado no Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca), a partir das 18h.

Essa edição homenageia o povo libanês, que chegou ao Brasil há 130 anos. No Mato Grosso do Sul, a chegada dos primeiros povos do oriente médio data de quase 100 anos. Entre as contribuições dessas famílias para a construção da identidade campo-grandense, está o comércio e a influência cultural, que podemos notar através de manifestações como dança e gastronomia. Atualmente estima-se que quase 50.000 pessoas de origem libanesa vivem na capital.

Para a celebração, o Arquivo Histórico separou uma série de fotos e documentos, que serão expostos e mostrarão um pouco da história desse povo. Outra atração da noite será a comemoração do traçado urbano de Campo Grande, que completa 100 anos de história. Os visitantes poderão ver os dois primeiros traçados da cidade, que datam de 1909 e 1910, respectivamente.

“A nossa cidade tem muita história, e pretendemos mostrar um pouco dela através dessas exposições. Instituições como o Arca são essenciais para a preservação e divulgação da nossa história”, explica o diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura, Athayde Nery.

O Arquivo Histórico de Campo Grande fica na Rua Pedro Celestino, n. 1378. Fone 3314-3687

Nenhum comentário: