quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Uniderp promove eventos em alusão ao Dia do Psicólogo

A partir desta quinta-feira (7), a Anhanguera/Uniderp promove uma série de atividades em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto. A programação segue até o final do mês.

No dia 7, no auditório do bloco 5 da Instituição, acontece o 2º Encontro de Arteterapia, intitulado A arteterapia como instrumento de desenvolvimento pessoal. O evento é realizado pelo curso de Psicologia em parceria com a coordenação de do curso de pós-graduação em Arteterapia da Universidade. Às 7h30, iniciará a mesa redonda Arteterapia e Psicologia com a participação das professoras Vera Lúcia Kodjaoglanian, Lara Scalise e Janice Campos. A partir das 9h45, serão ministradas as palestras Psicopatologia da Expressão e Arteterapia, com o psiquiatra Rodrigo Abdo, e Psicoterapia Reimaginada, com a psicóloga Corintha Maciel. O período da tarde será dedicado a oficinas. Estudantes e profissionais da área que desejam participar do encontro devem procurar a coordenação do curso de Psicologia. A inscrição é gratuita.

No dia 15, das 9h30 às 11h, no laboratório de informática do bloco 6, os acadêmicos de Psicologia da Anhanguera/Uniderp participam do Dia Nacional da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi). Por meio do endereço eletrônico, www.bvs-psi.org.br, os estudantes e profissionais da área podem acessar informações de forma rápida e precisa que contribuem para a atualização profissional do psicólogo, assim como para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina.

No dia 20 de agosto, estará na Universidade a coordenadora nacional do Programa Amigos do Zippy e presidente da Associação pela Saúde Emocional da Criança, Tânia Paris. Ela proferirá a palestra Saúde Emocional de Crianças pelo Programa Amigos do Zippy. O programa é baseado em estudos que demonstram que os efeitos dos problemas sofridos pelas crianças, adolescentes e adultos estão relacionados com a capacidade delas em lidar com os mesmos. A palestra acontece das 9 às 11h, no auditório do bloco 7 da Instituição.

Já nos dias 21 e 22, na Universidade de Medicina de Marília (Famema), em Marília, SP, professores e acadêmicos do curso de Psicologia da Anhanguera/Uniderp participam do 5º Fórum Nacional de Métodos Ativos de Ensino/Aprendizagem. Entre os objetivos do evento, está a mobilização de profissionais da saúde, estudantes e comunidade para analisar e trocar experiências sobre o processo de mudança na formação profissional.

A série de atividades promovidas pelo curso de Psicologia da Instituição contará, ainda, com uma Mostra de Práticas de Psicologia, que acontece no período de 25 a 29, no pátio do bloco 7, no campus I da Universidade. Na oportunidade, acadêmicos expõem trabalhos (pôsteres) realizados nos últimos dois do curso. No dia 27, das 9h30 às 10h, a exposição é dialogada. No mesmo momento, no auditório do bloco 7, será exibido o vídeo A Psicologia e a Integralidade na Saúde, CG/MS, que apresenta um pouco do trabalho desenvolvido no curso.

A programação será encerrada no dia 29, com a Teleconferência: Programa Interinstitucional de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PINESC), que acontece das 19h às 21h, com transmissão pela Uniderp Interativa. Na conferência interativa, realizada pela coordenação do curso Tecnologia em Gestão de Serviços de Saúde da Anhanguera/Uniderp e o curso de Psicologia da Universidade, serão abordados temas sobre práticas em saúde. O encontro é aberto à comunidade acadêmica e profissionais da área.

Nenhum comentário: