quinta-feira, 7 de agosto de 2008

FCMS leva 3ª edição do Poetas na Praça ao Panamá III

Poesia do corpo, som e letras estarão presentes durante a terceira edição do projeto “Poetas na Praça” que será levado nesta sexta-feira (8), às 19 horas, à praça Antônio Papi Neto, localizada na Rua Sagarana, bairro Panamá III, na Capital. Promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul e realizado pela Fundação de Cultura do Estado, o evento contará com apresentações de bandas e fanfarras, recital de poesia, contação de história, dança e música.

Segundo a programação do evento, a primeira apresentação será da Banda Municipal Maestro Ulisses Conceição, seguida de recital de poesia e dança com alunos do 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia. Encerrada as apresentações dos acadêmicos e da banda municipal, às 20 horas, será a vez da professora da rede municipal e contadora de histórias, Vânia Strengari, apresentar duas histórias.

Em seguida, Reginaldo Sans vai cantar músicas da MPB. Reginaldo Sans já tocava violão em 1971, formando seu primeiro grupo musical, “The Bordans Show”, e participando de vários eventos, bailes, abertura e encerramento de shows com artistas consagrados como Sidney Magal, Jair Rodrigues, Paulinho Boca de Cantor, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Tonico e Tinoco e outros na grande São Paulo e região do ABC. O músico fincou raízes em Campo Grande em 1977, formando - nos anos seguintes - a dupla “Reginaldo Santos & Arapiraka”, com o percussionista Arapiraka (atualmente “Grupo Tradição”), atuando durante seis anos nas casas de shows do Estado. Reginaldo também se destacou com o seu grupo de forró “Reginaldo & Os Cabras da Peste”, com grande sucesso no restaurante da Pensão Pimentel e em outros eventos sociais. Em 2000, fez seu primeiro CD Demo, “Reginaldo Sans Canta Jovem Guarda”.

Depois, será a vez da dança de rua ter destaque com a Dançurbana Cia. de Dança. Criada em 2002, através do curso de verão realizado pelo grupo Funk-se, a Dançurbana Cia. de Dança tem coordenação dos graduados em Educação Física Kleber Leonn e Marcos Mattos, realizando um trabalho de pesquisa através da cultura hip hop e da dança contemporânea. Com um elenco de 18 dançarinos, jovens de diversas regiões de Campo Grande, a companhia tem muitos de seus integrantes provenientes de projetos sociais realizados na periferia da cidade, como o Projeto “Arte Sim, Violência Não”, da Fundação Municipal de Cultura.

O chorinho e o samba de raiz de Bibi do Cavaco vão encerrar a noite. Como cavaquista, Bibi participou de diversos grupos de samba, além de acompanhar artistas como Moreira da Silva, rei do samba de breque, a pagodeira Jovelina Pérola Negra, puxadores de samba-enredo como Dominguinhos do Estácio, Carlinhos de Pilares e Rixa. Já abriu shows de Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Grupo Raça e Neguinho da Beija-Flor, entre outros. Como compositor, tem músicas gravadas por artistas "Prata da Casa" como Juci Ibanez, Lidiane Duailibi e outros.

O projeto Poetas na Praça prevê ainda, até o final do ano, mais uma apresentação no Panamá III, na primeira sexta-feira de novembro.

Nenhum comentário: