terça-feira, 12 de agosto de 2008

Grupo vocal Vida & Voz apresenta Godspell no 6° Semex

Nesta quinta-feira (14), às 19h, os acadêmicos que integram o Grupo Vocal Vida & Voz, projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenado pelo professor Fernandes Ferreira na unidade de Nova Andradina, apresentam o espetáculo musical Godspell, um dos ícones do movimento de contracultura. A apresentação será no auditório central da UEMS, em Dourados, e faz parte da programação do 6° Seminário de Extensão Universitária da UEMS (SEMEX), que ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto. O evento é aberto a toda comunidade.

Escrito por John-Michel Tebelak e com trilha sonora de Stephen Schwartz, Godspell foi levado aos cinemas no ano de 1973 e apresentava ao mundo uma versão inusitada e irreverente dos ensinamentos de Jesus Cristo narrados no evangelho de São Mateus. Ambientado na Nova York dos anos 1970, o filme exibia a saga de um grupo de pessoas que abandonaram seus empregos e afazeres para, sob a batuta de João Batista, seguirem a Cristo. Nessa releitura contemporânea do evangelho, Jesus aparece trajado com uma camiseta do Superman, usando cabelos black-power e caracterizado por uma alegria pueril. Seus discípulos, fantasiados como uma trupe mambembe, seguem-no pelas ruas com total desapego, como se fossem um grupo de crianças descobrindo um mundo novo que agora lhes era dado a conhecer.

Segundo o professor Fernandes, Godspell mostra-se historicamente vinculado à quebra de paradigmas trazida pela contracultura das décadas de 1960 e 1970, ao ideal “paz e amor”, ao movimento Hippie, à revolução sexual, à geração beatnik, enfim, a uma ideologia “pós-segunda guerra mundial” e “pós-guerra do vietnã” que dizia não ao Estado, às tiranias, à lógica do consumo e do capital, ao trabalho massificado e ao American Way of Life.

“Nós, que compomos o grupo vocal Vida e Voz, assumimos o desafio de recriar esse fabuloso musical, apesar de suas tantas versões já produzidas. Mantendo a trilha sonora do filme e acrescentando duas outras canções, versões de My Sweet Lord e For the sake of the call, com figurinos dos anos 70, desenhado por Carolina Lima, nossa intenção é, com muita modéstia e simplicidade, reviver o espírito descontraído de Godspell nos palcos que nos forem abertos”, diz Fernandes. Volmir Cardoso assina o roteiro adaptado.

Nenhum comentário: