quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Professor de Musica da UFMS promove concertos na Capital

O professor Gilberto Stefan, do curso de Música da UFMS, promove uma temporada de concertos de música erudita em Campo Grande. O primeiro concerto será de Alaúde Renascentista e Teorba Barroca. A abertura do evento será feita pelo violonista, professor de violão do projeto "Música MS" e acadêmico da UFMS, Luiz Gonzaga. O concertista da noite será Roger Burmester.

Esse é um concerto histórico para esta cidade, uma vez que não há notícia de alguém ter executado ao vivo um recital inteiro com estes instrumentos antigos, os quais tiveram seu apogeu nos períodos da Renascença e Barroco, afirmou o professor. Em Campo Grande serão quatro concertos com músicos/solistas vindos de outros Estados, um a cada mês, até Novembro. O evento será no Teatro Prosa - SESC Horto-Florestal, no dia 30 de agosto, às 20h. O ingresso custa R$ 10 e R$ 5 para estudantes que apresentarem carteirinha, e/ou comerciários em geral.

Ainda segundo Gilberto, o concerto compreende obras originais escritas para o alaúde renascentista e a teorba, abrangendo obras de compositores Italianos como Francesco da Milano, Alessandro Piccinini, Kapsberger e obras do influente alaudista inglês John Dowland.


Burmester

Natural de Curitiba é Bacharel em Violão clássico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1996). Como violonista, esteve sob orientação de instrumentistas como Robert Brightmore (UK), Graham Devine (UK), Peter Kunz (Dinamarca), Eduardo Isaac (Argentina), Alvaro Pierri (Uruguai), Joaquim Clerch (Cuba), Henrique Pinto (SP), Giacomo Bartoloni (SP), Edelton Gloeden (SP), Luiz Claudio Ferreira (PR), Mario da Silva Jr (PR), Norton Dudeque (PR), Orlando Fraga (PR), Jaime Zenamon(PR), Nicolas de Souza Barrros (RJ).

Com instrumentos antigos, participou de seminários e oficinas com Hopkinson Smith (EUA-Suíça) e Eugène Ferré (França). É instrumentista do Grupo Banza (www.rem.ufpr.br/banza), realizou apresentações em dez capitais brasileiras em 2003 no âmbito do projeto Música no Tempo de Gregório de Mattos (Petrobrás Música), que incluiu também a gravação de um CD, o qual foi relançado pelo selo Naxos com distribuição mundial, em 2006. Atualmente, cursa especialização latu sensu em análise musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e é pós-graduando no Programa de Pós-Graduação em Música no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário: