sábado, 23 de agosto de 2008

Cine Brasil homenageia Érico Veríssimo na próxima semana

Na próxima semana, de terça a sexta-feira (26 a 29), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe a Mostra RBS TV Escritores – 5 X Érico Veríssimo na programação do mês de agosto do "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo, toda última semana do mês, em duas sessões: ao 12h30 e às 18h30.

Nos meses de agosto e setembro serão exibidos filmes da Mostra RBS Escritores – da RBS TV Porto Alegre, emissora de televisão brasileira com sede em Porto Alegre (RS), retransmissora da Rede Globo e geradora de programas locais e documentários.

Na terça-feira (26), será exibido o filme "Memórias de um Escritor - A vida de Érico por seus personagens" (Doc/cor/30'/RS/16anos), com direção de Rafael Figueiredo. Mostra que seis personagens emprestam voz e imagem às palavras de Érico e mostram em que medida podem refletir o ponto de vista do autor.

Na quarta-feira (27), é a vez de "Olhai os Lírios do Campo" (Fic/cor/26'/RS/16anos), com direção de Cristiano Trein e o elenco composto por Fellipe Kannenberg, Larissa Maciel, Mariana Vellinho e Nilsson Asp. Baseado no romance de Veríssimo, o filme conta a trajetória de Eugênio, um jovem ambicioso e atormentado. Olívia, sua colega, se entrega a ele com paixão, mas a relação deles muda quando Eugênio conhece a rica Eunice.

Na quinta-feira (28), será exibido o filme "Caminhos Cruzados" (Fic/cor/31'/RS/16anos), com direção de Gilberto Perin e no elenco Luiz Paulo Vasconcelos, Werner Schünemann,, Sissi Venturin, Liane Venturella, Marcos Verza, Liane Venturella, Marcos Verza, Eliane Steinmetz, Marcos Verza, Dani Gris, Patsy Cecato e Cláudia Meneghetti. O roteiro de Renato Del Campão mostra um emaranhado de revelações, surpresas e reflexões através da visão de um professor que sonha escrever um livro e resolve observar a vizinhança.

Na sexta-feira (29) é a vez de "O Resto é Silêncio" (Fic/cor/26'/RS/16anos), com direção de Márcio Schoenardie e no elenco Jairo de Andrade, Leonardo Barison, Ida Celina, Cristina Kessler, Luciana Rossi, Rodrigo Pessin e Nadya Mendes. O filme mostra um intrincado jogo policial e inicia com o corpo de uma mulher caindo do alto de um edifício em pleno centro de Porto Alegre. Logo em seguida é a vez de "Noite" (Fic/ cor/32'/RS/16anos), com direção de Gilson Vargas e no elenco Rafael Sieg, Renato Turnês, Alexandre Vargas, Renata de Lélis e Vanise Carneiro. O filme narra a história de um homem que se perde na noite da cidade grande, sem saber quem é e nem o que fez, muito menos se é culpado dos crimes que lhe acusam.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h.

Nenhum comentário: