segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Música no Pantanal vai percorrer pousadas de Miranda

O projeto Música no Pantanal Cultura e Turismo – Circuito Miranda pretende levar um pouco da tradicional música do Estado para os turistas que visitam a região de Miranda.

As fazendas Baía Grande, San Francisco, Santa Inês, Cacimba de Pedra, Santa Cruz e 23 de Março vão proporcionar, cada uma, quatro apresentações de seis artistas sul-mato-grossenses: Elinho do Bandoneon, Dino Rocha, Tostão e Guarany, Maciel Corrêa, Amambay e Amambaí e Beth e Betinha. As pousadas terão disponíveis ainda cinco mil CDs para distribuir entre os turistas.

“O turista quer ter essas informações extras e sentir como é a cultura regional, as raízes de Mato Grosso do Sul; o projeto vai agregar valor ao produto turístico que já é oferecido, junto com o turismo histórico, ecológico e rural. Essa parte cultural impulsiona para a satisfação do turista, principalmente do ecoturista, que vem buscar mais essas informações”, avalia o proprietário da fazenda 23 de Março, Bruno Hindo Dittmar.

Na Cacimba de Pedra – Reino Selvagem, a questão cultural já é trabalhada com os turistas. “Temos o núcleo rural de cultura pantaneira, onde são mostradas a lida com o gado, o modo de viver pantaneiro, a ordenha manual, o tereré; os turistas são ávidos por saber mais sobre a cultura; um projeto assim é muito importante por apresentar os artistas locais e fazer com que os turistas apreciem a música pantaneira”, disse o produtor rural Gerson Bueno Zahdi.

Guarani, da dupla Tostão e Guarani, ressaltou que o projeto vai proporcionar que os artistas toquem em lugares em que não estiveram antes. “Eu não me lembro de ter tocado em uma pousada”, disse ele durante o lançamento do projeto esta manhã (11). “O projeto deve ser alavancado e acrescido de mais pessoas com outros ritmos, como o pop, rock; nosso Estado é rico em cultura musical”, afirmou.

A Fundação de Cultura e a Fundação de Turismo, parceiras no projeto, já estudam expandir o projeto para mais pousadas de outras regiões do Estado. As apresentações começam nos dias 17 e 18 de agosto, com a dupla Tostão e Guarani, na fazenda Baía Grande e Cacimba de Pedra, respectivamente. Nos dias 23 e 24 de agosto é a vez da apresentação de Beth e Betinha na San Francisco (23) e Baía Grande (24). O show é exclusivo a hóspedes e não aumenta em nada o custo de hospedagem ao turista.

Nenhum comentário: