segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Último dia do ‘Dança Campo Grande’ terá Ballet de Londrina



No quinto e último dia do ‘Dança Campo Grande’, o convidado especial dessa segunda-feira (25.08) é o Ballet de Londrina. A apresentação terá início às 20 horas, no teatro Glauce Rocha. Mantida pela Funcart/Prefeitura de Londrina, a companhia de dança contemporânea possui 15 anos de experiência e está sob a direção de Leonardo Ramos; já montou e apresentou 21 espetáculos, realizou nove turnês nacionais, sete viagens internacionais, totalizando mais de 400 apresentações para um público aproximado de 100 mil pessoas. Na Capital, o ballet de Londrina apresenta seu último espetáculo ‘Decalque’, com música de Sergei Prokofiev.

O espetáculo é resultado de uma coreografia criada a partir das experiências da companhia com pesquisa iniciada em 2006. Com a música “Romeu e Julieta”, de Prokofiev, a companhia de dança optou por montar este clássico de Shakespeare. O grupo, no entanto, não partiu da idéia de contar a tão conhecida história dos dois amantes de Verona, mas usá-la como substrato para a construção da dança. O motivo principal da criação não foi o tema, mas o movimento.

Ao longo dos 15 anos de trabalho ininterrupto, a companhia tem se caracterizado pela contemporaneidade de sua temática, coesão, qualidade técnica e artística de seu elenco, e aprimoramento da pesquisa de movimento na busca de uma linguagem coreográfica contemporânea própria. A qualidade do trabalho e a intensidade da agenda, qualificam o Ballet de Londrina como uma das boas companhias profissionais fora do eixo Rio – São Paulo.

O Ballet de Londrina também deverá repassar um pouco da sua experiência para os profissionais da Capital, que estão às vésperas de serem contemplados com a regulamentação da Companhia Municipal de dança de Campo Grande, criada em maio de 2007. Estão previstos encontros entre os artistas da dança, além de workshops com os convidados.

Maratona – Em cinco noites de apresentações, na sua 12ª edição o ‘Dança Campo Grande’ consiste numa verdadeira maratona, neste ano com a participação de 60 grupos de dança e cerca de mil bailarinos. Entre os participantes está a Cia Ginga de Dança, com o projeto Dançar desenvolvido pela companhia com apoio da Fundação Municipal de Cultura. O acesso ao evento é gratuito.

Nenhum comentário: