sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Som da Concha recebe dois shows neste domingo

O samba brasileiro, da bossa nova ao partido alto, será homenageado neste domingo (10), a partir das 17h30, durante o projeto Som da Concha, promovido pela Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, que contará com os shows do Grupo de Samba Brasilidade e do cantor Zé Carlos da Vila Carvalho. O espetáculo, com entrada gratuita, conta com a parceria da Fundação Manoel de Barros, Uniderp e gravação ao vivo da TV Pantanal. O projeto é realizado na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas.

A apresentação promete levar ao palco todos os estilos que marcaram a história do samba e a carreiras dos artistas que estarão prestigiando esta edição do Som da Concha. Com início do show marcado para as 18 horas, o público que estiver presente no parque das nações indígenas, também terá acesso a uma pequena feira de artesanato, em apoio ao Lar da Vovó Miloca. Estará a venda peças em couro, quadros, camisetas, pirogravura em osso, espelhos e bijuterias, além de uma pequena praça de alimentação.

Com promoção do governo do estado e realização da FCMS, o Som da Concha trará ao palco o Grupo Brasilidade que pretende manter de imediato uma relação estreita de proximidade com as pessoas presentes ao "Som da Concha".

"Vamos tocar o samba e a bossa nova", revela Thiago, percussionista e vocalista do grupo, que conta também com Orlando Brito (violão), Paulo César (cavaco e voz), Ana Cristina Piccini (Voz), Maria Alves (Voz), Susi (Voz), Paulo Roberto (pandeiro e voz) e Buiu na percussão geral (surdo/tumbadora/tamborim).

O Grupo de Samba Brasilidade surgiu em 2006, com a proposta de fortalecer e exaltar o samba tradicional no cenário musical sul-mato-grossense. Entre as músicas, o gripo pretende interpretar composições do passado, sem deixar de destacar os compositores das gerações atuais, bem como o trabalho de autoria do grupo, dando continuidade a contribuição à cultura musical brasileira.

Entre os sambistas que o Brasilidade pretende destacar, estão: Cartola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Ciro Monteiro, Zé Kéti, Nei Lopes, Clementina de Jesus, Dorival Caymi, Martinho da Vila.

A outra atração da noite, Zé Carlos da Vila Carvalho, promete colocar a platéia para dançar com um repertório que visitará todos os ritmos do samba. Zé Carlos revela que o samba não foi o único componente em sua trajetória de quase 50 anos de música sul-mato-grossense. Ele acredita que a experiência de "roqueiro" no início da carreira, quando apresentava na Capital, cantando com Pedrinho e seu Conjunto, sucessos de Elvis Presley no clube Libanês. "Do Rock ao Samba", brinca.

"Toda a irreverência e alegria que levo para minhas musicas, ganhei do rock, uma bagagem que ajuda a quebrar o gelo e perder a vergonha", revela o compositor e cantor que levará a concha acústica interpretações de Ataulfo Alves, Matinho da Vila, Noel Rosa, dentre suas próprias canções.

"Nosso show é voltado ao resgate dos sambas antigos que muitas vezes estão sendo esquecidas", conclui.

Som da Cocha - O projeto Som da Concha propicia ao público duas apresentações musicais com duração total de duas horas, realizadas no segundo e no quarto domingo com gravação ao vivo e veiculação através da parceria com a TV Pantanal, da Uniderp.

Nenhum comentário: