segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Exposição da FCMS celebra Dia Mundial do Índio em Brasília

Promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul - por meio da Fundação de Cultura (FCMS), será realizado a partir desta quarta-feira até sábado (6 a 9 de agosto), a exposição "Pantanal: Água, Estrelas e Humanidade" que será realizada no Memorial dos Povos Indígenas de Brasília. O evento acontece em comemoração ao dia 9 de Agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o lançamento do Portal Indígena das Américas, que contará com a presença de lideranças indígenas de todo o continente.

A iniciativa foi organizada pela FCMS e conta com o apoio da Fundação de Turismo (Fundtur), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) - e também da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pelo Comitê Intertribal (ITC).

Segundo o gerente do Memorial da Cultura dos Povos Indígenas do Distrito Federal, Marcos Terena, curador da exposição, é de suma importância a participação do Estado, onde está a segunda maior população indígena Brasileira indígena Brasileira, maior parte do Pantanal brasileiro, com toda sua transversalidade geográfica, ecológica e uma das maiores reservas de água potável do Planeta.

"O Pantanal possui vasta reserva de saberes, culturas e conhecimentos tradicionais, além de um cenário propício para o Eco Turismo, educação ambiental e os valores indígenas será fundamental, principalmente neste momento em que Onu estabelece a "Década Internacional do Índio" e as propostas das 'Metas do Milênio'", acentua.

Outro ponto ressaltado pelo gerente do memorial é que no Pantanal habitam etnias indígenas, como os Guató, Terena, Kadiwéu, e na bacia: Kaiowá e Guarani, além do homem pantaneiro com suas lendas e tradições cantadas por seresteiros, sertanejos e em imagens que se espalham por diversos lugares.

Durante os três dias de apresentações, das 9 horas às 18 horas, serão expostas imagens, músicas e filmes, além de debates e degustação de comida típica indígena e tereré. Além dos parceiros, também apóiam o evento a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Associação Guarani Tenonde Porã), União Internacional de Telecomunicações UIT/ONU, Grupo de Apoio aos Povos Kaiowá-Guarani (GAPK) e Colaboração International Work Group for Indigenous Affairs (IWGIA).

Programação – A abertura da exposição ocorrerá na quarta-feira (6), às 19 horas, com uma cerimônia Espiritual Indígena, degustação da culinária indígena e apresentação de cantos, contos e danças da região. Na quinta-feira (7), das 9 horas às 18 horas, serão realizadas as visitações a "Mostra do Artesanato Referencial de Mato Grosso do Sul" e "Nossos Olhares – a juventude indígena na reserva de Dourados".

O ciclo de palestra terá início às 10 horas, com os temas: "Juventude Indígena na Reserva de Dourados", "Realidades Indígenas e os Processos Históricos", "Cultura: Afirmação Indígena e Pantaneira" e "O Saber e a Cosmo visão Indígena". Na parte da tarde, das 15 horas às 16h30, vão ocorrer os "Diálogos Indígenas" com troca de experiências com caciques do Pantanal, explanação sobre os detalhes do Prêmio Culturas Indígenas, roda de tereré e distribuição de mudas da erva-mate. Encerrando o a segunda etapa do dia, às 18 horas, haverá a "Cerimônia Indígena do Por do Sol".

No início da noite, às 18h30, têm início as discussões de negócios, com o tema "Pantanal: Empreendimento, Turismo e Educação Ambiental", al[em de degustação da culinária regional e às 20 horas, "Cantoria, Poesia e Musica Regional".

Na sexta-feira (8), o ciclo de palestras vai abordar a "Caracterização do Bioma Pantanal", "Ciclo e gestão das águas no Pantanal", "Pantanal: Patrimônio da Humanidade: Manejo Sustentável e o Equilíbrio Ambiental", "Educação e Povos Indígenas" e "O Direito Indígena: O Direito à Vida Tradicional e o Acesso aos Novos Conhecimentos".

No período vespertino, entre as 15 e as 16h30, serão retomados os diálogos indígenas, com a explanação sobre a Lei 11.645, de 10 de março de 2008, sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura afro-brasileira e indígena. As 18h30, terá início a exibição do audiovisual "500 Almas", dirigido pelo cineasta sul-mato-grossense Joel Pizzini.

Sábado (9), será comemorado o "Dia Internacional dos Povos Indígenas", às 10 horas, vai ocorrer o hasteamento da Bandeira Nacional e Canto do Hino Nacional conforme a tradição Indígena, mensagem da Juventude Indígena, mensagem da Mulher Indígena, mensagem Indígena pela Paz entre indígenas e não-indígenas, cerimônia Espiritual, Cultural e Diálogos Indígenas.

Encerrando a exposição, será lançada a TV Intertribal: WWW.tvintertribal.com.br, a 1ª web Tv brasileira dedicada a veicular conteúdo de texto, áudio e vídeo sobre os povos indígenas, logo após, será oferecido um almoço de confraternização Indígena.


Nenhum comentário: