quinta-feira, 20 de maio de 2010

Últimas semanas para inscrições no Video Indio Brasil

Termina em 31 de maio o prazo para inscrições da 3ª edição do Vídeo Índio Brasil (VIB). Por meio do site: www.videoindiobrasil.org.br podem se candidatar as cidades interessadas em participar do festival e as produções audiovisuais com temática indígena.

O Vídeo Índio Brasil será realizado entre os dias de 31 de julho e 07 de agosto de 2010, na cidade-sede Campo Grande (MS), e mais cem municípios simultaneamente. O resultado da seleção das cidades e dos vídeos/filmes será divulgado no dia 10 de junho.

O Vídeo Índio Brasil terá entrada franca em todo território nacional. Podem participar vídeos e filmes com temática indígena, produzidos por índios ou não-índios.

As produções podem ser de curta, média ou longa-metragem, e se encaixar nas categorias de ficção, documentário ou animação. Serão selecionadas 20 produções para compor a mostra audiovisual que será exibida nas cidades brasileiras.

Quanto às cidades, não há restrições para os espaços de realização do festival pois as exibições poderão acontecer em cinemas, auditórios, teatros, pontos de cultura, casas Brasil, estações digitais, cineclubes, espaços culturais e de ensino. Podem participar organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, entre outros.

Além da mostra, a programação ainda compreenderá oficina de audiovisual dirigida aos indígenas, exposição fotográfica, seminários e debates com lideranças, representantes governamentais e não-governamentais, especialistas, artistas, acadêmicos, comunicadores, empresários, trabalhadores e a sociedade em geral.

Sobre o Vídeo Índio Brasil - Por meio do audiovisual o festival busca fortalecer e divulgar a temática indígena em Mato Grosso do Sul, que tem a segunda maior população de índios do país (perde somente para o Amazonas), e agora expande-se para cidades de outros estados brasileiros. Nasceu de uma mostra cinematográfica do 4º Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal, em 2007, realizado pelo CineCultura. No ano seguinte, o projeto tomou forma e as duas edições (2008 e 2009) contaram com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), do Fundo Nacional de Cultura e do Programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural. O festival teve ainda apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo.

Em 2008, três cidades participaram do Vídeo Índio Brasil: Campo Grande, Dourados e Corumbá. No ano de 2009, o projeto ampliou seu circuito de exibição para sete cidades.



Serviço – Mais informações sobre o Vídeo Índio Brasil, ficha de inscrição e regulamento para produções audiovisuais, e cidades, podem ser obtidas no site: www.videoindiobrasil.org.br.

Nenhum comentário: