quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cine Brasil exibe Policarpo Quaresma, Heroi do Brasil

Na próxima semana, de terça a sexta-feira (25 a 28), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Audiovisual em parceria com o Colégio Militar de Campo Grande, exibe o filme “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil” na programação especial de maio no "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, toda última semana do mês, às 18h30.

O objetivo desta edição especial é atender a todas as turmas do sétimo ano do Colégio Militar de Campo Grande, que desenvolvem o projeto “Dialogando com os Clássicos”, que foi criado em 2003 e atende aos alunos do sexto ao nono ano, em que bimestralmente é trabalhada uma obra literária, seja nacional ou estrangeira, de forma interdisciplinar.

“Policarpo Quaresma, Herói do Brasil” (Brasil/1998/Comédia/120min) é baseado no clássico romance 'Triste Fim de Policarpo Quaresma', do autor pré-modernista Lima Barreto. O filme conta a história de Policarpo Quaresma (Paulo José), uma espécie de Dom Quixote verde-e-amarelo. Um sonhador inveterado, ele acredita ser um visionário que espera dias grandiosos para o nosso País. Sua primeira luta é no Congresso, onde quer que o tupi-guarani seja adotado como a língua oficial do Brasil. Sua maior aliada é sua afilhada Olga (Giulia Gam), por quem tem um afeto especial. Ele também encontra ajuda no poeta Ricardo Coração dos Outros (Ilya São Paulo), que é um trovador e compositor de modinhas, com as quais conta a história desse herói tupiniquim.

O filme tem direção de Paulo Thiago, roteiro de Alcione Araújo, e no elenco: Paulo José, Giulia Gam, José Lewgoy, Chico Dias, Bete Coelho, Ilya São Paulo, Luciana Braga, Marcélia Cartaxo, Antônio Calloni, Othon Bastos e Tonico Pereira.

Outras escolas ou instituições que tenham interesse em realizar parceria do gênero, podem entrar em contato com o Núcleo de Audiovisual da FCMS pelo telefone 3316-9166/9173. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453 – Centro.

Nenhum comentário: