segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dourados promove festival de arte e cultura

Foi aberto oficialmente na noite de sexta-feira, no Teatro Municipal, o Festival de Arte, Cultura e Audiovisual de Dourados (Feac). O evento foi prestigiado por estudantes e pais, que lotaram o teatro para assistir ao início do festival. O Feac só termina em novembro e envolve estudantes de toda rede municipal. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), em parceria com o Departamento de Cultura da Semed. O objetivo é valorizar as produções criadas em sala de aula pelos alunos e apresentá-las à comunidade, como artes visuais, dança, teatro, música e audiovisual.

A secretária municipal de Educação, Marlene Vasconcelos fez a abertura do evento e representou o prefeito Ari Artuzi, que participava do lançamento do Centro de Produção e Vestuário Têxtil (Ceprovest), em Campo Grande. Ela ressaltou a importância da integração de todas as escolas da rede municipal neste festival. “Nosso intuito é de integrar todas as escolas com criações de cultura para valorizar as produções artísticas de nosso município, que é a nossa finalidade. Espero muito que isso tudo tenha muito sucesso”, afirmou.

Durante a abertura houve diversas apresentações artísticas, como dança, teatro e música. Houve apresentação de um vídeo sobre a finalidade do Feac, onde o prefeito Ari Artuzi parabeniza todos os estudantes e se compromete em oferecer apoio necessário para que projetos como esses estejam sempre acontecendo na rede municipal.

O projeto terá duas semifinais em música em agosto, nos dias 6 e 20, e um evento em setembro para a apresentação dos trabalhos de artes visuais, teatro, dança, audivisual e interdisciplinares. O encerramento será no dia 18 de novembro com o Festival de Audiovisual.

“Esperamos mobilizar toda a sociedade douradense em torno de um grande evento cultural, envolvendo toda a comunidade para se obter uma aproximação e contato com a cultura, que exige ações efetivas em nossa sociedade. Ao mesmo tempo o festival visa propiciar aos alunos um contato com o setor de produção artística e audiovisual que está em ascensão no mercado de trabalho”, destacou Adriana Pedroso, uma das organizadoras do evento.

O projeto ainda trará ao aluno a construção do conhecimento integrado com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partir das diferentes atividades desenvolvidas por meio das expressões artísticas e culturais abordadas nas ações.

Nenhum comentário: