terça-feira, 18 de maio de 2010

FCMS inaugura exposição Vila Moinho na casa do Artesão

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), inaugura amanhã (19), às 15h, a exposição “Artesanato Vila Moinho”, na Casa do Artesão de Campo Grande. O evento integra o projeto “Exposições Temporárias” da instituição cultural e permanece até o dia 15 de junho.

A Cooperativa Vila Moinho é integrada pelas mães dos aprendizes do Moinho Cultural de Corumbá, escola de artes que funciona no Porto Geral da cidade, gerenciada pela ONG Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Elas foram capacitadas em corte e costura pelo Ponto de Cultura do local, sob patrcínio do Ministério da Cultura, e estão em permanente reciclagem aprendendo novas técnicas.

Estas iniciativas mudaram a vida destas mulheres, que têm realizado trabalhos para a própria escola e se preparam para um novo desafio: produzir oito mil bolsas para o Programa de Aceleração do Crescimento. No ano passado, a cooperativa em parceria com a Associação Amor Peixe, também de Corumbá, ganhou o mercado nacional: produziram 800 bolsas de lona com detalhes do artesanato pantaneiro para a 2ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, realizada em Brasília.

O IHP e a cooperativa têm ainda um convênio com os Correios, que fornece cerca de 500 malotes inservíveis por mês para transformação em bolsas. Recentemente, as artesãs participaram de um curso ministrado pela consultora Cristiana Barreto, com o propósito de buscar-se um padrão e identidade à produção.

A Casa do Artesão , unidade da FCMS, fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas e aos sábados das 8h às 12h, na Rua Calógeras, 2050, centro. Mais informações na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, nos telefones 3316-9107 ou 3316-9152, ou na Casa do Artesão de Campo Grande no telefone 3383-2633.

Nenhum comentário: