quarta-feira, 26 de maio de 2010

Começa curso de Aéreo Circense no circo escola pantanal

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), deu início ontem (25), ao curso de Aéreo Circense, às 15 horas, no Circo Escola Pantanal. A iniciativa o integra o Programa Interação 2010, um circuito de aperfeiçoamento artístico com o objetivo de capacitar profissionalmente artistas, técnicos e agentes de diversas áreas culturais. Os cursos estão ocorrendo desde 1º março e seguem até o dia 10 de julho.

Para a professora paulista Maria Delisier Rethy, esta capacitação é fundamental porque no Brasil, falta profissionais da área que tenham conhecimento da verdadeira técnica circense. “Quem deseja se dedicar à arte circense tem que ter muita responsabilidade, pois o risco de acidentes é muito grande”, explica. Ainda segundo ela, não basta ter apenas a técnica. O profissional também tem que possuir e saber montar o seu equipamento. “Ele não deve deixar a sua segurança nas mãos de outras pessoas”, defende.

Delisier destaca ainda que este curso só vem a contribuir para a abertura de consciência dos veteranos na arte circense. “Hoje os jovens das famílias circenses não querem mais aprender o nosso ofício. Isso se deve às novas tecnologias. Além disso, os mais velhos também não querem mais repassar as técnicas, e por causa disso, os circos estão muito fechados para a comunidade. Mas os veteranos têm que entender que se nós não repassarmos os nossos conhecimentos aos jovens, a nossa arte vai morrer”, lamenta.

O curso tem carga horária de 30 horas/aulas e acontece até sábado (29), das 8h às 12h e das 15h às 21h. Durante a oficina serão ensinadas técnicas do aéreo circense, como o trapézio simples, a lira e o tecido acrobático.

Maria Delisier Rethy é mestre na arte circense e tem 70 anos de experiência. Trabalhou por 28 anos como professora da Escola Nacional de Circo (ENC), instituição de ensino criada em 1982 e mantida pelo Ministério da Cultura. Entre as modalidades que domina estão: aéreo lira, trapézio duplo e simples, percha, paradas corda, quadrante vôos, bambu, passeio aéreo e patins.

Serviço:O curso de Aéreo Circense ocorre de terça-feira a sábado, das 8 às 14 horas, no Circo Escola Pantanal, localizado na Rua Engenheiro Roberto Mange, 829, bairro Amambaí. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9173 (67) 3316-9173 ou pelos e-mails renderson_nito@hotmail.com e difusaocultural@hotmail.com.

Nenhum comentário: