sábado, 15 de maio de 2010

Hoje tem Ava Marandu com Milton Nascimento e Nação Zumbi

Neste sábado (15), acontece momento culminante do “Projeto AVA Marandu – Os Guarani Convidam”, com a interação entre as expressões artísticas e manifestações culturais.

Shows e performances reunindo artistas e personalidades ligadas à causa dos direitos humanos estarão na Concha Acústica Família Espíndola, na Praça do Rádio Clube, a partir das 17:00 horas. Estão entre as atrações os músicos Alzira e Geraldo Espíndola, o grupo pernambucano Nação Zumbi e um dos maiores defensores dos direitos humanos, o cantor e compositor Milton Nascimento.

O show denominado “Cultura e direitos humanos dos povos Guarani” encerra as atividades do “Projeto AVA Marandu – Os Guarani Convidam”. Essa será a primeira apresentação aberta ao público que Milton Nascimento e banda realizam em Campo Grande. A promessa é de um show histórico.

Milton Nascimento é um dos brasileiros que mais lutaram pelos Direitos Humanos. Teve atuações significativas em marchas e produções que destacam minorias, como é o caso do CD “Missa dos Quilombos” (1982) – feito em parceria com Dom Pedro Casadáliga e Pedro Tierra e dedicado aos povos oprimidos de todo mundo, em um trabalho de relevância internacional. Já em 1990, inspirado em sua experiência com povos indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta, compôs o CD “TXAI”.

Na trajetória do artista há também produções feitas com meninos carentes, como “Tambores de Minas” (2002) e “Ser Minas Tão Gerais” (2004).
Em 1996, Milton Nascimento foi o primeiro brasileiro premiado pela entidade Rain Forest por sua atuação em movimentos ecológicos.

Além de Milton Nascimento e banda, mais um grupo conhecido nacionalmente marcará presença no show “Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani” neste sábado, na Praça do Rádio Clube. Nação Zumbi vem com um som miscigenado, misturando batidas de maracatu com diferentes estilos de música e letras inteligentes.

O grupo inovou unindo ritmos regionais com o rock, o funk, o hip hop e o dub. Nomes como Chico Science, Nação Zumbi e outros parceiros do “mangue beat” colocaram Pernambuco de volta ao mapa da música, fazendo de Recife uma passagem obrigatória para qualquer banda que viaje pelo Brasil. Mesmo com a morte de Chico Science, o grupo mantém a força expressiva e deixa impressões inovadoras por onde passa.

O Ava Marandu é um projeto cultural, em realização de 1° de janeiro a 30 de junho de 2010, que reúne atividades voltadas para as questões dos direitos humanos dos Povos Guarani. O foco da iniciativa é sensibilizar a população em geral para as gravíssimas violações dos direitos humanos que afligem, com grande repercussão, os Guarani, Kaiowa e Ñandeva de Mato Grosso do Sul, uma população superior a 40.000 pessoas.

Nenhum comentário: