terça-feira, 18 de maio de 2010

Pq das nações é revitalizado pra receber Aquário do Pantanal

O governador André Puccinelli assinou hoje (18), no auditório da Governadoria, a ordem de serviço para a restauração da iluminação pública do Parque das Nações Indígenas, uma das etapas da revitalização de todo o Parque.

Serão investidos no Parque o total de R$ 1.260.162,91 de recursos próprios do governo do Estado para a revitalização da iluminação pública. O local irá abrigar o Aquário do Pantanal, maior viveiro de água doce do mundo.

“A revitalização da iluminação é uma parte das obras de reestruturação total do Parque. Temos um projeto de recuperação das lagoas. Falta apenas uma. Agora, será feita a restauração da iluminação e em seguida a restauração da pista de caminhada. E finalizaremos com a revitalização total do Parque” afirmou o Governador.

O recurso é próprio do Estado, proveniente da arrecadação de compensações ambientais. “O Aquário do Pantanal é a maior obra de preservação do país. Abrigará 263 espécies não só da ictiofauna mas também da fauna aquática pantaneira, proporcionando a cultura e o conhecimento para os estudantes e os turistas que visitarão do Estado”, destacou Puccinelli.

O deputado Paulo Correa fez referências positivas em relação ao Aquário do Pantanal e afirma ser a obra mais importante do Estado de Mato Grosso do Sul. No Parque das Nações atravessa o córrego Prosa, que é a junção dos córregos Joaquim Português e o Desbarrancado, que nascem do Parque do Prosa.

Criado através do Decreto nº 7.354/93, de 17 de agosto de 1993, trata-se de um fundo de vale localizado em uma área ao leste de Campo Grande, com 119 hectares, a poucos minutos do centro da cidade.

O parque foi instalado em terras compreendidas entre os limites da avenida Afonso Pena, rua Extremosa, rua Rio Prosa (conhecida como Via Parque), rua Antonio Maria Coelho e o Parque Estadual do Parque do Prosa.

O parque preserva parte da vegetação então existente, formada por árvores frutíferas e ornamentais, e de mata ciliar ao longo do córrego Prosa, que corta a extensão do complexo. Aproximadamente 70% da vegetação são formados por cobertura em grama e árvores plantadas recentemente, dentre elas destacam-se jatobá, aroeira, ipê, angico, figueira, guatambu, manduvi, cedro, entre outras nativas.

Em relação à fauna são comuns as capivaras, tatus-pebas, cotias, tucanos, araras, sagüis, mutuns, patos e gansos. Além disso, como o parque faz divisa com o Parque Estadual do Prosa, unidade de conservação ambiental, em algumas épocas é possível até mesmo ver tamanduás, veados e lobinhos.

Nenhum comentário: