quinta-feira, 13 de maio de 2010

Campo Grande sedia em junho Congresso de Dança e Arte

Valorizar as variadas formas de expressão artística. Esse é um dos objetivos do Congresso de Dança & Arte, que acontece de 2 a 5 de junho em Campo Grande. O evento é realizado pelo quarto ano consecutivo e reúne participantes de diversas cidades de Mato Grosso do Sul, como Dourados, Água Clara, Bonito, Corumbá, Aquidauana, entre outras, e também cidades de outros estados, como São Paulo.

A expectativa para este ano é de cerca de 1.200 pessoas participando das palestras e mostras e, segundo a organizadora do evento, Viviane Vaz, pelo menos 285 pessoas devem participar das oficinas que serão oferecidas durante os dias do evento.

O preletor oficial do Congresso é Rory Noland, autor do livro “O Coração do Artista”. Rory é de Chigago, Estados Unidos, e vem para o Brasil exclusivamente para falar aos participantes do evento.

Ana Beatriz Charbel, educadora física e pós graduada em dança é de São Paulo e vem para Campo Grande para ministrar oficinas. Além dela, a atriz profissional, bailarina, figurinista e maquiadora Mara Veloso, de Goiânia; Osaías, educador físico de São José dos Campos-SP e outros profissionais de Mato Grosso do Sul também participam do Congresso de Dança & Arte.

Serão oferecidas 34 oficinas que envolvem música, LIBRAS, artes plásticas, fotografia, grafite, arte circense, teatro e os variados estilos de dança. Para Raissa Aguilera, que também faz parte da organização do evento, o objetivo das oficinas é “aprimorar técnicas de grupos artísticos e apresentar novas artes”. Além de ter um contato maior com outros artistas do estado.

Nathyelen dos Santos, 18 anos, é apaixonada por dança e participa pela terceira vez do Congresso. Com sorriso no rosto, ela afirma que participar do evento é uma maravilha, porque sempre renova a paixão pela arte da dança. Nathyelen faz ballet, já participou de grupos e destaca que “nas oficinas sempre tem uma professora diferente, que ensina maneiras diferentes de se expressar”. Das oficinas que já participou, ela lembra que tinha muitas dúvidas relacionadas ao ballet e a professora contribuiu muito, com esclarecimentos e com incentivo. Nathyelen já teve vontade de parar de dançar, mas as professoras contribuíram muito para que ela não desistisse deste sonho.

Para participar das oficinas é necessário fazer inscrição. O valor é R$ 85,00 e dá direito a quatro oficinas, certificado e kit do congressista, que inclui bolsa, bloco de notas, caneta e programação do evento. Há também a opção de uma oficina avulsa, no valor de R$ 35,00. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de maio e as vagas são limitadas.

Durante os dias do evento acontecem as oficinas e às 19h serão realizadas as mostras e palestras com Rory Noland, com entrada gratuita. As mostras terão participação de grupos de dança e teatro convidados.

O Congresso de Dança & Arte será realizado na Rua 13 de Maio, 2647, centro de Campo Grande. As inscrições podem ser feitas no local, até o dia 30 de maio.

Nenhum comentário: