segunda-feira, 24 de maio de 2010

FCMS leva o artesanato de MS V Salão de Turismo em SP

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), expõe o artesanato sul-mato-grossense, a partir desta quarta-feira (26), no V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo. O evento continua até 30 de maio.

Esta iniciativa integra o projeto de participações em Feiras de Artesanato Nacionais, realizado pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da instituição, que tem promovido o intercâmbio, a divulgação e a comercialização do artesanato regional.



No V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil as entidades ligadas ao setor artesanal, entre elas a Artems, Fenart, Sinart e Uneart, representarão os artesãos do Estado e farão a comercialização do artesanato durante o evento.

Grande parte dos núcleos de produção artesanal dos municípios de Mato Grosso do Sul enviarão peças para venda, como Ponta Porã, Bataguassu, Coxim, Caarapó, Jardim, Corumbá, Itaquiraí, Ivinhema, Nioaque, Três Lagoas, Dois Irmãos do Buriti, Bonito, Rio Verde, Mundo Novo, entre outros. Desta iniciativa participam cerca 20 núcleos de produção integrados por cerca de 400 artesãos. Também estará em exposição, o artesanato de referência cultural individual como o da Indiana Marques com suas bugras, do Mestre João Manoel com seus os carros-de-boi, da família Avalhaes com suas onças de cerâmica e da Cláudia Castelão com suas flores de madeira.



No V Salão de Turismo haverá o espaço Vitrine Brasil, uma estratégia de promoção do turismo estruturada em uma grande mostra e exposição de produtos associados ao turismo, que contribuem para evidenciar a singularidade dos destinos brasileiros, tais como o artesanato. Nesta edição, o artesão com mais de trinta anos de sua vida dedicados ao ofício, Elpídio de Freitas, representará o artesanato de MS, ao retratar em oficinas o cotidiano sul-mato-grossense através de suas peças: a religiosidade, as fazendinhas de madeira, entre outras criações.

“Todas as áreas da Vitrine Brasil buscam valorizar a identidade e as principais características dos destinos turísticos, ressaltando suas riquezas culturais de forma que seja possível agregar valor aos roteiros turísticos para que estes sejam mais interessantes e vendáveis”, explicou Arlene Barbosa, gerente de Desenvolvimento de Atividades Culturais da FCMS.

Esta é a segunda feira nacional de artesanato que a FCMS participa neste ano. Em abril a instituição esteve também em Brasília, na IV Finnar - Feira Internacional de Negócios do Artesanato. A estimativa é que até o fim deste ano as vendas de artesanato movimentem cerca de R$ 160.000.

Artesanato sul-mato-grossense

Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Governo de Mato Grosso do Sul.

Com o incentivo da Fundação de Cultura de MS, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.

Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria- prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.

Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.

Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.

A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania na Av. Fernando Correa da Costa, 559 – 5º Andar. Mais informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.

Nenhum comentário: