sábado, 8 de maio de 2010

Festa de São Benedito começa na capital

A Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus (Tia Eva) e a Associação dos Descendentes de Tia Eva, estarão realizando a 91ª Festa de São Benedito, de 7 a 16 de maio. A festividade, tradicional na Capital sul-mato-grossense, reúne a comunidade em dez dias consecutivos de atividades. A parte cultural tem o apoio do governo do Estado, por intermédio da Fundação Estadual de Cultura.

A festa é de cunho religioso e teve início no século passado, quando a ex- escrava Eva Maria de Jesus (Tia Eva) recebeu uma cura de seu santo de devoção, São Benedito. Como forma de gratidão passou a pagar a promessa por causa da graça recebida: missas, novenas e procissões, atividades esportivas (torneio de futebol), atividades culturais (palestras, apresentações culturais, bailes) e um grande almoço de confraternização no encerramento das festividades.



Na opinião da presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lúcia da Silva Araújo, através da Festa ao padroeiro a comunidade quilombola local tornou-se uma referência cultural para população do Estado. “Estamos conseguindo passar para população nossa referência cultural e realizar o sonho de Tia Eva. Também é importante destacar o apoio que recebemos das autoridades estaduais nas realizações dos eventos”, disse Lúcia.



Patrimônio histórico



Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. A comunidade atualmente é constituída por cerca de 115 famílias, a maioria negras. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, pelo governo do Estado.



Confira programação do final de semana




DIA 8 DE MAIO

13h30 – Torneio Futebol Society “Tia Eva”

19h – Terço em Louvor e Honra a São Benedito com Legião de Maria

21h – Show Baile com a dupla Gilson e Junior

23h30 – Show Baile com o grupo Balanceira



DIA 9 DE MAIO

08h30m – Torneio Futebol Society “Tia Eva”

19h - Terço em Louvor e Honra a São Benedito com Legião de Maria

21h – Show com a dupla Alex e Ivan

22h30 - Show de pagode com o grupo Kytafeito



Local: Salão Social da Associação, Rua Eva Maria de Jesus, s/n°, Vila São Benedito, Campo Grande MS.

Nenhum comentário: