segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aniversario OI futuro

Centro de cultura, tecnologia e inovação, o Oi Futuro Flamengo vai festejar seus 5 anos entre os dias 11 e 15 de maio. Os cinco dias de festa serão abertos ao público e terão atividades gratuitas para todos os gostos e faixas etárias. Uma programação especial reunirá arte, música, cinema, teatro e tecnologia. Os visitantes poderão participar de oficinas, mesas redondas, assistir sessões de cinema e peças, além de presenciar intervenções artísticas em todo espaço.

Inaugurado no dia 11 de maio de 2005, o Oi Futuro Flamengo está instalado em um prédio de 1918, que já abrigou o Museu do Telephone, e hoje traz o diálogo entre as arquiteturas da época e a moderna do século XXI. O público pode experimentar o ambiente de diversas formas e é convidado a construir seu próprio roteiro entre galerias de arte, teatro, biblio_tec, infomúsica, infovídeo, cyber café.

No Museu das Telecomunicações, que foi inaugurado em janeiro de 2007 no Oi Futuro, é possível aprender sobre a história da comunicação humana não apenas através de objetos museológicos, como telefones e aparelhos de telex, mas também por meio de telas de plasma, LCD e computadores mac minis. Elas se multiplicam e se subdividem em fotografias, vídeos e textos, permitindo aos visitantes navegar por uma infinidade de janelas de conteúdos diversos, em um conceito revolucionário de exposição: o do hipertexto.

O Oi Futuro Flamengo já expôs trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais, como a dupla Pierre et Gilles, o fotógrafo David Lachapelle e o videoartista Garry Hill. Encenaram no teatro do espaço grandes diretores como Gerald Thomas, Enrique Diaz e João Fonseca e atrizes como Fernanda Montenegro e Zezé Polessa. “O Oi Futuro é uma importante referência no país e palco de grandes eventos de arte visual, música e tecnologia”, afirma José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro. Ao longo de sua trajetória, o Oi Futuro se consolidou e expandiu sua atuação. "Hoje, além do centro cultural do Flamengo, que é referência em arte, tecnologia e convergência de linguagens, existe o Oi Futuro em Ipanema, com programação voltada para música e audiovisual, e em Belo Horizonte, que traz um diálogo entre a cena artística local, nacional e internacional", explica George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.

Programação:

11 de maio, terça-feira, às 19h30

Música

Edição especial projeto Multiplicidade que reúne música e arte digital contemporânea com show da banda UAKITI.

Artes Visuais
Intervenção de Éder Santos, videoartista premiado e reconhecido internacionalmente, que rompeu com os limites da tela com videoinstalações e projeções interativas.

12 de maio, quarta-feira

Artes Visuais

Três mesas redondas, cada uma composta por três especialistas em assuntos ligados a arte e tecnologia. Curadoria: Ivana Bentes

14h às 16h - Cultura da Visualização: Interfaces, Mídias Móveis e Realidade Aumentada
André Lemos (Laboratório de Cibercultura da UFBA) e Cícero Silva (Software Studies)

16h30 às 18h30 - Estéticas da Comunicação: Mídias Digitais e NET-Arte
Giselle Beiguelman (PUC-SP, Desvirtual) e Ivana Bentes (ECO-UFRJ, Pontão de Cultura Digital da UFRJ)

19h às 21h - Arte contemporânea e Pós-cinema: trajetórias
Artistas Arthur Omar (RJ) e Éder Santos (MG)


13 de maio, quinta-feira, a partir das 15h

Cinema

Sessões de filme patrocinados pela Oi e que foram lançados no Oi Futuro:

15h - Iluminados (Cristina Leal)
17h - Velhas Guardas (Joatan Berbel)
18h30 - Titãs (Branco Melo e Oscar Rodrigues Alves)
20h30 - Divã (José Alvarenga Júnior)


15 de maio, sábado

Cinema e Teatro Infantil

13h, 13h30, e 14h - Exibição do filme Tudo por um Fio de Cacá Mourthé, seguido de programa educativo especial.

16h - Sessão gratuita da peça infantil Fábulas Dançadas de Leonardo da Vinci


De 11 a 14 de maio, terça à sexta, das 11h às 17h

Atividades para Crianças

Oficinas Anima Mundi para crianças na área externa, projeto Educativo com atividades especiais e Fotoplay (fotos instantâneas com lembrança dos 5 anos do Oi Futuro)


Serviço:
Oi FUTURO – Flamengo
De terça a domingo, de 11h às 20h
Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo
(21) 3131-3060
Entrada franca
Classificação etária: Livre
www.oifuturo.org.br

Nenhum comentário: