segunda-feira, 24 de maio de 2010

Elânio lança CD no Sarau nesta quinta

A varanda de uma casa, na periferia de Campo Grande, é o palco da música Pop-MPB Pantaneira na próxima quinta-feira, dia 27 de maio, das 19h às 22h. O Sarau dos Amigos recebe o show de lançamento do novo disco do músico e jornalista Elânio, um investimento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), com produção de Bruno Villa Maior.

Há cinco meses as músicas estão disponíveis gratuitamente pela campanha “Pirateie o Elânio”, no site www.elanio.com.br e outros portais musicais, além de estar disponível para comercialização em lojas e eventos.

Elânio (voz e violão) se apresenta com os músicos Mário Calado (baixo), San Tiago (bateria) e Thadeu Chuqui (guitarra). Além das canções do CD Elânio, o público ainda confere músicas do primeiro disco, o demonstrativo “Quatro Olhares”, lançado em 2008. Poemas de Espedito di Montebranco e Cora Coralina permeiam o show.

Representantes da nova geração de músicos da capital sul-mato-grossense abrem o 29º Sarau dos Amigos. Evelyn Lechuga interpreta “A vida” e Marcelo Dias vai cantar “Do avesso”, músicas compostas por Elânio, que fazem parte de seus discos solo.

O evento segue com apresentação de outras canções do compositor na voz de Catarina Guerchi e Vinícius Bozzano, Michel Weiler e Vinícius Weiler, Juninho Patrício, Kely Zerial, Marta Cel, Maurício Nascimento e Rafael Bendô. Haverá exposições de artesanato e apresentação do Núcleo Teatral Sarau dos Amigos, coordenado pela diretora Thathy D’Meo.

“O lançamento deste novo CD no bairro Universitário é uma forma de retribuir com Arte todas as oportunidades que tive nesta comunidade onde moro desde que nasci”, destaca o compositor.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece há dois anos, toda última quinta-feira do mês na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário. Informações pelos telefones (67) 9239-4014 ou 9936-3909. A entrada é um quilo de alimento não perecível ou um agasalho.

Trajetória do artista

O jornalista Elânio Rodrigues da Silva completa quinze anos de carreira artística no final de 2010. Iniciou no teatro, participou de grupos e festivais musicais, foi contador de histórias infantis e produtor cultural. Há dois anos decidiu lançar carreira solo de compositor e cantor, revelando um repertório autoral que guardava há dez anos.

Seu novo CD só foi possível com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) e a produção do também campo-grandense Bruno Villa Maior. O disco foi gravado em Campo Grande no Megaphone Estúdio, de Alex Cavalheri, e pré-produzido na Silky Noise Sound Design.

Elânio destaca que teve a contribuição de importantes músicos do Mato Grosso do Sul neste disco, como Antônio Porto (baixo acústico) e Adriano Magoo (acordeom) na canção “Xote apaixonado”. O percussionista e baterista Adriel Santos traz força e ritmo aos arranjos de Bruno Villa Maior, que toca violão, guitarra e baixos.

São nove músicas autorais, uma delas em parceria com Marcelo Dias. A última faixa é uma composição de Jerry Espíndola e Alzira E. O rap “Sufocado” traz ao disco uma sonoridade diferente das canções de Elânio, mas conectado com as letras e personalidade do artista.

Divulgação na Internet

Habituado a conhecer músicas na internet, Elânio decidiu criar uma divertida campanha chamada “Pirateie o Elânio”. Através do site www.elanio.com.br o público pode baixar o novo disco gratuitamente. Aproximadamente mil pessoas já acessaram o disco na página pessoal do artista, que também contabiliza mais de 5 mil visitas no site do Myspace em 2010.

“Precisei ressaltar que sou contra a máfia da pirataria, mas resolvi causar impacto com os internautas e a estratégia dá certo. É uma forma de conquistar o público de Pop e MPB que reclama da falta de alternativas sonoras no Estado”, destaca.

Outra forma de divulgar é através de outras linguagens artísticas. A canção “Deixar de Deixar”, faixa três do novo disco, acaba de entrar na trilha sonora do espetáculo “O terceiro quarto amarelo e o diário de um homem so´lo”, do Grupo Teatral Palco, que também inseriu a música “Do avesso”, do primeiro disco de Elânio, o Quatro Olhares.

O maior desafio do novo músico é inserir suas canções na programação das rádios comerciais e educativas do Mato Grosso do Sul. Algumas rádios do interior e da internet, como a “E aí FM” ( http://eai.fm ) já estão divulgando canções do disco.

POP-MPB PANTANEIRA

Simplicidade, sinceridade e sensibilidade marcam uma interpretação intimista. É como falar do amor e da vida através da canção. As músicas do CD Elânio podem soar como pop sofisticado ou dançante lounge, apresentando uma sonoridade influenciada pelo Pop, Rock, MPB, Rap e Soul Music. Todos os arranjos foram idealizados pelo produtor Bruno Villa Maior, da Silky Noise Sound Design.

“O Elânio vem, com esse disco, mostrar a força da sua geração, acrescentando à música sul-matogrossense um novo caminho de qualidade, no segmento da música Pop-MPB pantaneira. Um compositor novo, de uma terra que tem como tradição uma MPB de qualidade. Elânio traz canções simples com letras que falam do cotidiano do ser humano contemporâneo. Tudo isso numa concepção Pop, reunindo baladas, rock, rap e soul music. Arranjos simples, mas longe dos lugares comuns. Uma interpretação afinada e com sentimento”, define o cantor e compositor Jerry Espíndola.

OUTROS CANAIS DE DIVULGAÇÃO UTILIZADOS PELO ARTISTA

Twitter www.twitter.com/elanios ; Myspace www.myspace.com/musicasdoelanio ; E aí FM http://eai.fm ; Reverbnation www.reverbnation.com/elanio ; Overmundo http://www.overmundo.com.br/perfis/elanio-rodrigues ; Last FM www.lastfm.com.br/music/El%C3%A2nio ; Palco MP3 www.palcomp3.com.br/elanio ; Bandas de Garagem www.bandasdegaragem.com.br/elanio e Garagem MP3 www.garagemmp3.com.br/elanio

Nenhum comentário: