quinta-feira, 27 de maio de 2010

FCMS abre exposição capengas no centro cultural

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura na próxima quarta-feira (2) a exposição “Capengas” da artista plástica Marilena Grolli, às 18h30min, pelo Projeto Sala de Trânsito no foyer do Teatro Aracy Balabanian no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Na exposição “Capengas” a artista questiona o fazer das pessoas com uma dose trágica e cômica nas suas representações, satiriza o pensar dos outros em relação à feminilidade e a “fragilidade da mulher” pela representação dos brincos, sempre em forma de coração, sendo que a mulher é forte, expressiva e já provou seu valor tanto no fazer artístico quanto em outras áreas.

“Na obra Casflô, a mulher colhe as flores de quatro, nua, tirando o foco do sexual, elencando o natural como opção, como escolha e o fazer pessoal. Respeitando a individualidade das pessoas, a característica física, psíquica, ou seja, o ser na sua totalidade”, explica Marilena.

“Já na obra Sókapinga, o amigo que se diz amigo literalmente "sóca" a pinga na goela do parceiro de gandaia. Poxa é isso que você quer então toma, assim no cômico e não agressivo o viver cotidiano, as ações que podem ter graves conseqüências são representadas com cores e linhas expressivas”, comenta Marilena.

“Assim como na vida os traços do artista apresentam o vaivém constante e necessário. A cor do suporte se torna obra, se torna carne, a cor da pele, a emoção do momento. A integração de artista, suporte, criação e resultado ta ai , capengas, o viver capengando, caindo, levantando, recomeçando, todos somos capengas”, finaliza Grolli.

Marilena Grolli é graduada bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pós–graduada em Arte na Educação Escolar pela Faculdade Unidas de Campo Grande Fic/Unaes. Já realizou diversas exposições tanto individuais quanto coletivas, além de ser selecionada e premiada em Salões de artes, tanto no estado quanto em nível nacional. Em 2009 foi premiada com o 1º lugar do Salão de Artes do Município de Campo Grande com a obra “Obelisco”, sendo prêmio aquisição da Fundac, no mesmo ano representou o estado no Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba - SP. Foi jurada, coordenadora e curadora de diversos eventos na área de artes. Atualmente é gestora do Núcleo de Artes Visuais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

A exposição acontece até 2 de julho, de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 14h às 19h. Escolas ou grupos interessados em realizar visitas mediadas com a presença da artista podem agendar no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: