sexta-feira, 2 de maio de 2008

"A hora da estrela" será exibido domingo no CineMarco

O Museu de Arte Contemporânea (Marco) exibe gratuitamente no próximo domingo (4/5), às 15 horas, dentro da programação do CineMarco, o longa-metragem "A hora da estrela", filme inspirado na obra homônima de Clarisse Linspector.



O filme foi ganhador de dois prêmios do Festival de Berlim (1986): a diretora Suzana Amaral, ganhadora do prêmio de melhor diretora do Festival de Havana, foi indicada ao Urso de Ouro, e ganhou o Prêmio da Crítica. Marcélia Cartaxo levou o Urso de Prata de melhor atriz. Um ano antes, no Brasil o filme ganhou seis prêmios no Festival de Brasília, incluindo melhor ator (José Dumont), atriz e filme.



Marcélia Cartaxo vive Macabéa, uma imigrante nordestina semi-analfabeta, que vive numa pensão miserável e trabalha como datilógrafa numa pequena firma. A protagonista conhece casualmente o também nordestino Olímpico (José Dumont), operário metalúrgico, os dois começam um casto e desajeitado namoro. Mas Glória (Tâmara Taxman), esperta colega de trabalho de Macabéa rouba-lhe o namorado. Macabéa faz uma consulta à cartomante Madame Carola (Fernanda Montenegro), que prevê o encontro da nordestina com um homem rico, bonito e carinhoso.



O CineMarco é um ponto de exibição gratuita de filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem. Coordenado pelo Museu de Arte Contemporânea, o projeto utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (Minc) que disponibiliza obras audiovisuais da cinematografia brasileira para circuitos não-comerciais de difusão pública. O acervo é composto por filmes de qualidade realizados em várias fases do cinema brasileiro e de gêneros variados como documentários, animações, ficção, experimental, voltados para diversas faixas etárias.



Mais informações no Museu de Arte Contemporânea, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, nº. 6000, no Parque das Nações Indígenas. Telefone: 3326-7449. Para saber mais sobre a Programadora Brasil: http://www.programadorabrasil.org.br/.

Nenhum comentário: