terça-feira, 20 de maio de 2008

"A Nova Califórnia" será encenada no Cena Som

Na próxima quinta-feira (22), às 21 horas, será encenada no Teatro Aracy Balabanian a peça "A Nova Califórnia" do Hendÿ - Grupo de Experimento e Pesquisa em Teatro de Dourados, pelo Cena Som, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que leva apresentações artísticas de música, teatro e dança para o Centro Cultural José Octávio Guizzo.

O grupo Hendy iniciou seus trabalhos em Dourados em 2006, com intervenções artísticas de ruas através de performances com palhaços, pernas-de-pau, malabares e pirofagia, revelando as artes circenses ao município. Em 2007, manteve seu foco de atuação nas ruas através do projeto Pega Leve, da empresa Medianeira Transportes Urbanos, com mais de 15 performances. Em circulação, apoiado pela Fundação Victor Civita e pelos Correios, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura de Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Ponta Porã, estimulou e democratizou o acesso a cultura através da interação entre teatro e literatura brasileira.

O grupo já realizou mais de 40 apresentações desde a criação, alcançando público superior a 8.000 pessoas na região Sul do Estado. Este ano os integrantes se apresentaram em Nova Alvorada do Sul e farão apresentações também nas cidades de Ivinhema, Bela Vista, Porto Murtinho e Rio Brilhante pelo Circuito Sul-mato-grossense de Teatro, promovido pela FCMS.

A peça apresentada é a transposição cênica do conto brasileiro "A Nova Califórnia, de Lima Barreto. A história acontece na pequena e pacata cidade de "Tubiacanga", onde um alquimista descobre uma maneira de fazer ouro, colocando em questão todos os princípios morais, éticos e religiosos de seus habitantes. Corrompidos pelo poder, os moradores tornam-se capazes de realizar as mais estranhas façanhas para obter riqueza.

"O grupo em seu processo de criação pesquisou através do jogo as possibilidades de interação entre o texto direto e indireto proposto pelas vozes do narrador e seus personagens. Deste experimento, que teve como desafio adaptar e transpor o conto à representação teatral, adotou-se a linguagem do metateatro como facilitadora do processo cênico. Assim, revelou à cena as vozes e a presença dos habitantes de Tubiacanga que foram corrompidos pelo poder do ouro, mas agora, retornam para revelar suas histórias à platéia com bom humor e irreverência. Seria como dizer que 'As memórias Póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis, encontram-se aqui, levemente compiladas em 'Memórias Póstumas de Tubiacanga'", explica o diretor da peça, Fabrício Moser.

O Hendÿ é dirigido por Fabrício Moser e no elenco estão os atores Aristeo Júnior, Danila Maia, Lucas Sayão, Kleber Felix, Taianne França, Thiago Dantas, Vanessa Ribeiro e o próprio Fabrício. Seus componentes atuam em outras áreas além do teatro, como em história, comunicação, dança e educação, unindo-se motivados pela idéia da pesquisa e experimento sobre a representação e seus meios de comunicação.

Os ingressos do Cena Som custam 15 reais, mas a peça teatral vai ter o preço único de R$ 7,50. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h.

Nenhum comentário: