quinta-feira, 22 de maio de 2008

Nordeste é tema do Cine Brasil de maio em Campo Grande

Na próxima semana, de terça a sexta-feira (27 a 30), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe a programação de maio do "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em duas sessões: ao 12h30 e às 18h30. Neste mês, o tema abordado é o Nordeste, com filmes e documentários que retratam personagens e situações históricas dessa região brasileira.

Na terça-feira (27), serão exibidos dois filmes. O primeiro é "A Canga" (PB/2001/fic/cor/12min/16anos). Com direção de Marcos Vilar, mostra num descampado, no meio de uma lavoura seca, um velho agricultor que obriga seus filhos a colocar, nos ombros, uma canga de boi. A esposa e a nora também são forçadas a ajudar no trabalho. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado. O segundo filme é "O Homem da Mata" (PE/2004/fic-doc/cor/18min/16anos), com direção de Antonio Luiz Carrilho. Nele, José Barba da Silva, ator, canavieiro, cantor, pai-de-santo e artista da cultura popular, interpreta Jack, o vingador justiceiro, super-herói defensor dos trabalhadores da Zona da Mata Atlântica do nordeste do Brasil.

Na quarta-feira (28) a sessão começa com "Baile Perfumado" (PE/1996/fic/cor/93min/16anos). Com direção Paulo Caldas e Lírio Ferreira, o filme mostra a história do jovem libanês Benjamin Abrahão, homem de confiança de Padre Cícero até o dia da morte do religioso, que parte de Juazeiro, na década de 30, em busca de recursos para realizar um velho sonho: filmar Lampião e seu bando. Para isso recorre a pessoas influentes, especialmente um coronel amigo do cangaceiro.

Na quinta-feira (29), será exibido o filme "O Mundo é uma Cabeça" (PE/2004/doc/cor/17min/livre) com direção e roteiro de Bidu Queiroz e Cláudio Barroso. O filme é um registro do movimento musical pernambucano Manguebeat, com imagens inéditas de Chico Science, que conduz o documentário a bordo do seu "galaxe" num passeio noturno pelo velho Bairro do Recife. Em seguida será exibido o filme "Rua das Escadinha" (CE/2002/doc/cor/18 min/livre). Com direção e roteiro de Marcio Câmara, é um documentário sobre o acervo do pesquisador e colecionador Christiano Câmara: suas idéias e sua luta para preservá-lo.

Na sexta-feira (30), será exibido o filme "O canto do mar" (SP/1953/fic/cor/87min/livre) com direção de Alberto Cavalcanti. Mostra o litoral nordestino, que acolhe milagres do sertão à espera de viagem para o Sul, e o drama de uma família em desestruturação, devido a problemas financeiros e psicológicos motivados pela miséria.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações sobre o Cine Brasil pelo telefone 3317-1792, de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 8h às 13h.

Nenhum comentário: