domingo, 25 de maio de 2008

Hoje tem"Fazendo Arte no Marco" e "Cinemarco

Neste domingo (25) o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), oferece à comunidade local duas programações, uma para crianças e outra para jovens e adultos: os projetos "Fazendo Arte no Marco" e "Cinemarco".

O projeto "Fazendo Arte no Marco", que acontece das 15h às 17h, desenvolve atividades plásticas com crianças de 7 a 12 anos, a partir de obras selecionadas do acervo do Marco. Realizado no último domingo de cada mês, o projeto é desenvolvido pela equipe do Programa Educativo do Marco, formada por pedagogas e arte-educadoras, que têm a intenção de difundir a arte e integrar o museu com a comunidade por meio da realização de oficinas de pintura, desenho, modelagem, expressão corporal, dramatização e música para crianças.

Neste domingo, o projeto vai trabalhar relações entre as artes plásticas e o teatro com a participação da atriz Carolina Araújo. O diálogo entre as expressões artísticas será estabelecido com a reflexão de uma obra do acervo permanente do museu que vai servir como tema para a abordagem de aspectos teatrais e dramáticos. Inspiradas na obra, as crianças farão, uma representação cênica.

"O objetivo da atividade é a de, partindo da apreciação e reflexão sobre o que está impresso numa obra das artes plásticas, trazer seus elementos expressivos e construir uma pequena história dentro da linguagem teatral", explicou, Carolina Araújo. Segundo ela, serão confeccionadas máscaras e trabalhadas noções básicas de construção de personagens, juntando aí o corpo e a voz.

Cinemarco

O CineMarco é um projeto que cria um novo ponto de exibição gratuita de filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem. A iniciativa utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (Minc) que disponibiliza obras audiovisuais da cinematografia brasileira para circuitos não-comerciais de difusão pública. O acervo é composto por filmes de qualidade realizados em várias fases do cinema brasileiro e de gêneros variados como documentários, animações, ficção, experimental, voltados para diversas faixas etárias. Neste domingo, também às 15 horas, vai ser exibido o filme Estorvo.

Estorvo

Baseado no livro homônimo de Chico Buarque, com adaptação , roteiro e direção de Ruy Guerra, ESTORVO reproduz o pesadelo existencialista de um personagem anônimo que vaga por uma grande cidade de hoje.


Depois de uma noite mal dormida, o protagonista (Eu) acorda com a campainha da porta tocando insistentemente. Pelo olho mágico, vê um desconhecido de terno e gravata, barba e cabelos longos, que lhe lembra alguém que não consegue identificar. Não sabe porque aquele homem está ali nem o que pode querer, mas tem uma certeza imediata: ele representa uma ameaça para sua vida. Veste-se às pressas, aproveita uma distração do visitante e logra escapar. Mas não tem a menor dúvida de que o desconhecido se lançou no seu encalço e que o pesadelo apenas começou. É uma fuga sem destino que penetra cada vez mais fundo no seu próprio mundo, traindo, roubando, se degradando, buscando descobrir o enigma da sua caminhada, compreendendo do que foge, quem o persegue, para onde vai. A resposta vem no fio de uma faca.

Serviço

Mais informações pelo site www.marcovirtual.com.br. O Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas.

Nenhum comentário: