quarta-feira, 21 de maio de 2008

Temporada de concertos universitários é aberta na UFMS

Recital com a soprano Adélia Issa e o violonista Edelton Gloeden marca a abertura da temporada 2008 dos projetos Movimento Concerto e Concertos Universitários da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O evento será realizado hoje(21/05), véspera de feriado, no Teatro Glauce Rocha, a partir das 20h30 e entrada é franca.

Adélia Issa e Edelton Gloeden, dois dos mais destacados intérpretes da música de concerto no Brasil, apresentam-se juntos no cenário musical nacional e no exterior há 18 anos. Nesse período, eles vêm se dedicando intensamente à pesquisa de um repertório originalmente escrito para canto e violão e também encomendando obras a compositores brasileiros contemporâneos.

A dupla traz a Campo Grande o espetáculo 'Voz e Violão [WINDOWS-1252?]– Canções Brasileiras', em que mostra repertório de canções de alguns dos maiores compositores brasileiros do século XX, entre eles Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri e César Guerra Peixe, que utilizam poesias de vários nomes importantes da literatura, como Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Ribeiro Couto e Vinícius de Moraes.

Essas obras, em sua maioria desconhecidas, foram resgatadas em pesquisas realizadas por Adélia e Edelton em bibliotecas, acervos pessoais de músicos, bem como junto às famílias dos compositores e seus descendentes.

*Adélia Issa* [WINDOWS-1252?]– Uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, Adélia Issa iniciou seus estudos com Hermínia Russo em São Paulo*. Freqüentou a Manhattan School of Music, em Nova York e, mais recentemente, fez curso de estilo operístico com Nico Castel, na Metropolitan Opera. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.

Atualmente, aperfeiçoa seu repertório com Carmo Barbosa e Ricardo
Ballestero.* *Recebeu o Prêmio Carlos Gomes em 1999 como Destaque Vocal Feminino.

*Edelton Gloeden* - teve entre seus mestres Henrique Pinto,
Jorge Martinez Zárate, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola e Abel Carlevaro. Apresenta-se regularmente em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. É produtor e apresentador do programa "Violão em Tempo de Concerto", transmitido semanalmente pela Rádio USP-FM da Universidade de São Paulo, e de séries especiais sobre o repertório violonístico realizadas para a Rádio
Cultura FM de São Paulo. Em 2001, recebeu o Prêmio Carlos Gomes na categoria Solista Instrumental.

Nenhum comentário: