sábado, 17 de maio de 2008

Palestra discute relações entre arte e sagrado na próxima terça

Na próxima terça-feira, dia 20, às 19 horas, a doutora em Antropologia e professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Carla de Cápua ministra a palestra "A Estética do Sagrado: a beleza criada para os deuses".

O evento, acontece no Marco (Museu de Arte Contemporânea) com entrada franca, faz parte do Projeto Paralelos do museu, que foi criado em maio de 2007 para promover ações reflexivas no campo da arte, cultura e educação. Através de palestras, cursos, bate-papos e oficinas o Projeto Paralelos também busca criar relações históricas, conceituais e estéticas com as obras em exposição em seu espaço.

Palestra

"A Estética do Sagrado: a beleza criada para os deuses" abordará o surgimento da estética do sagrado nas civilizações antigas e como os ciclos mitológicos fornecem a base para a criação artística. Através da arte o homem cria obras com a intenção de se comunicar com seu Deus ou deuses, estabelecendo vínculos com o sobrenatural. A criação de cânones permite que a representação artística transmita as crenças místico-religiosas de cada povo e que esta se torne uma senha de identidade coletiva. Essas questões também serão abordadas na arte cristã, desde seu estabelecimento até a Idade Média.

Carla de Cápua é professora de História da Arte e Escultura no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, desde 1994.. Licenciada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, São Paulo, 1977) e Doutora em Antropologia pela Université Paul Valléry, Montpellier III, França (2001), Carla de Cápua lecionou História da Arte, Desenho e Plástica na Faculdade de Arquitetura do Centro de Ensino Superior (Cesup, atual Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal ?Uniderp, 1983-93). Ela ainda é autora da pesquisa indígena e dos desenhos de cena do filme Brava Gente Brasileira, dirigido por Lúcia Murat, do qual foi assessora (2000). Artista plástica, possui obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea.

Nenhum comentário: