quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Lynx" e "Impossíveis" são as atrações do Som da Concha

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) traz como atrações musicais do Som da Concha, no próximo domingo (25), as bandas "Impossíveis" e "Lynx". Os shows começam às 17h30 na Concha Acústica Helena Meirelles do Parque das Nações Indígenas.

Antes dos anos 60, uma garagem era um lugar para se guardar automóveis, porém foi nesta década que muitos garotos elegeram esta parte da casa para dissecar suas frustrações, indignações e paixonites escolares em forma de música.. Nasciam assim as bandas de garagem. Em agosto de 1993, em Campo Grande, quatro amigos se uniram para tocar o universo de distorção, sujeira e crueza. A nova banda de garagem, influenciada por filmes, quadrinhos e o rock dos anos 50 e 60, recebeu o nome de "Impossíveis".

A banda é integrada por Vagner Martins na guitarra, Rodrigo Resende no baixo, Jean Gabriel na bateria e Joaquim Seabra no vocal. Na capital, os Impossíveis participaram de todas as edições do evento "Encontro das Tribos", fez a abertura de grupo musicais como Ratos de Porão (SP), Mechanic's (GO), Holly Tree (SP), Mundo Livre S/A e outras bandas de grande prestígio no cenário brasileiro. Esta visibilidade resultou em uma aparição relâmpago no programa de João Gordo, vocalista do Ratos de Porão na MTV.

O primeiro single da banda, chamado "Radio Special", foi lançado em 1999 e teve críticas favoráveis de diversas revistas especializadas. Em novembro de 2000 foi lançado segundo single, o título "Original Sound Tracks", com sete músicas mais dois bônus tracks, caracterizadas pelos Impossíveis como pitadas de melancolia.

Entre 2002 e 2003 os Impossíveis montaram o projeto de Astronauta Elvis, que teve o sucesso de crítica e público e em 2007 comemoraram junto com seu público os 15 anos da banda.

Banda Lynx

Lynx é uma banda de pop rock britânico que formou-se em Campo Grande há cinco anos. "A banda começou como quase todas as outras, amigos que gostavam do mesmo estilo musical, e resolveram começar a tocar junto em churrascos, festas e às vezes à toa. Na época, todos ainda arranhavam os instrumentos, tocando apenas por prazer", contou o vocalista Gustavo Bijos. Segundo ele, quando a banda começou a receber convites para tocar em bares de rock, o grupo começou a se aperfeiçoar e conquistar o público. Tocaram em bares como Refúgio, Stones, Arqueria, Mr. Dan, Ópera Café, Válvula, Usina, Bar Fly, Acustic, Barzin.

A Banda Lynx iniciou com um repertório de covers das bandas Oasis, Coldplay, U2, Radiohead, Beatles, Rolling Stones, entre outras. Depois o grupo começou a escrever músicas próprias. "Com medo da reação do público dizíamos que eram músicas novas de bandas conhecidas, só para ver a reação das pessoas. Até que deu certo", comemora Gustavo.

Em fevereiro de 2005, a banda realizou um grande sonho: tocar na Inglaterra. "Além de tocarmos em Londres, conhecemos muitos estilos diferentes do rock and roll britânico. Passamos cerca de 20 dias entre Londres e Oxford fazendo o melhor "estágio" musical que alguém poderia imaginar. Conhecemos novas bandas, novos sons, novas tendências do "british" rock, além de, é claro, tocar para inglês ver", comentou Bijos.

A formação atual do Lynx é Gustavo (vocal), Alexandre (baixo), Diogo (guitarra solo) e Rafael Bahia (bateria). A Lynx pretende mostrar no Som da Concha sua música diferenciada que surpreende pela originalidade e energia de seu trabalho inédito e totalmente autoral. No repertório de domingo estão previstas músicas como "Shine", "It's Time To Leave", "Play for me", "I've Made It/Yellow", "Call My Name", "Ogro's Sound" e "Be Free".

Som da Concha

O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que tem parceria da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e da Fundação Manoel de Barros. O projeto prevê apresentação de shows em domingos alternados, que dão origem a um programa de televisão gravado ao vivo, exibido pela TV Pantanal no canal 14 da Net.

Nenhum comentário: