quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cineasta Sidney Pollack morre no Estados Unidos

O cineasta Sidney Pollack era um artista completo, com muitas facetas. Ele morreu ontem, em casa, na Califórnia (EUA), de câncer. Pollack construiu uma carreira de quase 50 anos como produtor, diretor, roteirista e ator. Esta última faceta pode ser vista no filme "O Melhor Amigo da Noiva", atualmente em cartaz e no qual interpreta o pai de Patrick Dempsey.

Diretor Sydney Pollack posa na entrada do Palácio dos Festivais, em Cannes, em 2006; ele morreu em casa, nesta segunda, de câncer
Ele nasceu em em Lafayette, no Estado de Indiana (EUA), no dia 1º de julho de 1934, em uma família de imigrantes russos judeus.

Pollack foi diretor de grandes nomes do cinema como Barbra Streisand, Paul Newman, Sidney Poitier, Jane Fonda, Meryl Streep e Robert Redford. Streep e Redford formaram o casal de "Entre Dois Amores" (1985), que recebeu sete Oscar, incluindo melhor filme e diretor em 1986.

Outro longa marcante em sua carreira foi "Tootsie" (1982), no qual Dustin Hoffman demonstrou todo seu talento no papel de uma mulher e que também rendeu a Pollack uma indicação ao Oscar. Pollack também foi indicado ao maior prêmio da indústria cinematográfica por "A Noite dos Desesperados" (1969).

Pollack morreu um dia depois da estréia de "Recount" ("Recontagem"), um filme para TV produzido pela HBO sobre o famoso episódio da recontagem dos votos na Flórida durante a eleição presidencial americana de 2000 cuja direção teve que abandonar em agosto último por causa da doença. O diretor Jay Roach precisou substituir Pollack no comando da produção.

Estréia

A estréia de Pollack na direção cinematográfica foi com "Mais Forte que a Vingança" (1972), um western protagonizado por Robert Redford, que se tornaria seu ator preferido. Pollack emplacou sucessos como "Os três dias do Condor" (1975), "A Firma" (1993), "A Intérprete" (2005).

Em sua carreira como produtor esteve à frente de quase 40 filmes, incluindo sucessos como "O Talentoso Ripley" (1999), "O Americano Tranqüilo" (2002), "Cold Mountain" (2003) e o recente "Conduta de Risco" (2007), no qual também atuou como ator e que, em 2008, deu à britânica Tilda Swinton o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

O diretor também fez participações como ator na televisão, com algumas aparições na série "Will and Grace" como o pai do protagonista Will Truman.

Seu prestígio como cineasta o levou a integrar o júri do Festival de Cannes em 1973 e a presidir o mesmo em 1986. Sidney Pollack era casado desde 1958 com Claire Griswold, com quem teve três filhos.



Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: