sábado, 10 de maio de 2008

Couro de peixe é o destaque de exposição na Casa do Artesão

A Casa do Artesão inaugura, dentro do projeto Exposições Temporárias, a exposição da "Arts Fish" de Mundo Novo, a partir da próxima quarta-feira (14), às 15 horas. A exposição traz peças feitas a partir do couro de peixe, e vai até 13 de junho.

Fundada em 2004, a Associação Arts Fish de Mundo Novo é organizada por mulheres e filhas de piscicultores da região, que se uniram para processar e aproveitar de forma natural e ecologicamente correta a pele do peixe produzida pela piscicultura da cidade, para gerar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas com a produção, industrialização e comercialização de pescado.

A exposição vai ter peças artesanais como bolsas, carteiras, agendas, cintos e outros acessórios feitos de pele de tilápia. A proposta é de garantir o aproveitamento racional de 100% do pescado, incluindo o beneficiamento da pele processada. A pele do peixe é um subproduto especial, resultante da filetagem do peixe. O curtimento é realizado com curtentes naturais, não poluentes e que evitam agressões ambientais. Através do beneficiamento, a pele processada alcança um alto valor comercial com uma ótima aceitação no mercado.

A Casa do Artesão é uma unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas e no sábado das 8h ao meio-dia, na Avenida Calógeras, 2050. Telefone: 3383-2633.

Nenhum comentário: